Início Colunistas Apresento-lhe o “berço da nação” de Portugal

Apresento-lhe o “berço da nação” de Portugal

COMPARTILHAR
Praça da Oliveira

A cidade de Guimarães é um dos destinos históricos mais importantes do país. Localizada no distrito de Braga, foi ela que o primeiro rei de Portugal, escolheu como capital do Reino de Portugal. Por conta disto a cidade conhecida como “berço da nação”, também foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2011, e por causa desses e outros encantos é um lugar fascinante para se conhecer.

Guimarães é história atrás de história, lembro que quando estive conheci um pouco do que ela tem, mas como amante por castelos e igrejas foi bem fácil de me apaixonar. A encantadora cidade tem várias ruas pequenas rodeadas de casinhas antigas e decoradas. Dizem por aqui que a época ideal para conhecer a cidade é durante o mês de Agosto, pois é quando se celebra a Festa Guaterianas, onde você vai encontrar um mercado de artesanato medieval, desfile de trajes antigos e uma feira de artes. O que parece ser bem interessante.

E as dicas de passeio para esta cidade também são bem interessantes, você precisa se permitir conhecer o Castelo de Guimarães, que segundo a história ele foi construído para proteger a cidade dos invasores e foi nele que o primeiro rei de Portugal nasceu (que fofo). Durante a sua visita que custa apenas 2€, nesse castelo super histórico você vai poder fazer uma caminhada pelas muralhas do local e conhecer também a capela românica de São Miguel. Eu me lembro vagamente sobre esse lugar, mas sei que é um lugar incrível. Outra dica legal é ir até o Paço Ducal, um museu onde as salas principais abriga uma exposição de peças renascentistas e tapetes persas, o local classificado como monumento nacional custa apenas 5€ para receber a sua visita.

Um outro lugar para se conhecer é um dos museus mais antigos do país, o Museu da expostas em diferente secções, entre elas a escultura mais antiga, a parte da arte moderna e a contemporânea. O Mosteiro de Nossa Senhora da Oliveira, Museu de Alberto Sampaio e o Teleférico da Penha, que oferece aos visitantes um vista panorâmica de Guimarães também merece fazer parte do seu passeio pela cidade.

Já para a hora do almoço ou quem sabe um lanche a minha dica é que você vá até a Praça de Santiago, neste lugar que poder servir como um ponto de encontro, você vai encontrar diversos restaurante, bares e esplanadas para se deliciar. Enquanto estiver pela cidade também deixo uma dica de comidinhas que inclui o famoso caldo verde, sardinhas,  as carnes de porco e outros pratos que são maravilhosos. Nas doçarias da cidades experimente um Toucinho do Céu e uma torta de Guimarães pois não vai se arrepender.

Enfim se deixei levar pelo o “berço da nação”, mais um cidade encantadora de Portugal, com muita história e cultura que vai fazer você se apaixonar também.


Castelo de Guimarães
Largo da Oliveira
Praça da Oliveira

 

Torre da Alfândega