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Marcelo Tesserolli: Passeio agradável na Barra da Tijuca

COLUNA MENSAL NA ENJOY TRIP / janeiro 2021

Passeio agradável na Barra da Tijuca

Ainda uma novidade para a maioria dos cariocas, em meio a agitação da cidade grande, a Ilha da Gigóia abriga um ambiente pacato e bucólico. Cercada pelas águas da Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca, o pequeno pedaço de terra abriga cerca de 3.000 pessoas e conta com pequeno comércio, bares, restaurantes, hostel e pousadas. Sem ruas nem carros, o acesso ilha é feito por barcos que saem de dois pontos.da margem da Lagoa. Ótima opção para um passeio tranquilo, sem pressa e com muito contato com a natureza. O ponto alto está nos diversos restaurantes que oferecem drinks e um cardápio variado para todos os gostos e bolsos. Com destaque para o Solar das Palmeiras, do empresário e promoter Eder Meneguini que, além de uma gastronomia incrível, conta com um espaço muito agradável, bem decorado e preparado para receber reuniões e eventos. Vale a pena conferir!

 

Novidade no Vale do Café

O Hotel do Café promete oferecer uma viagem de volta ao passado. Com inauguração prevista para dezembro, o empreendimento de alto luxo está localizado no Vale do Café, entre Rio das Flores e Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro e conta com um trem a vapor para levar os visitantes da entrada até a sede principal. O hotel dispõe de uma coleção de peças históricas originais, entre móveis e obras de arte, que recriam o ambiente daquela época. A imersão histórica dos hóspedes continuará com a oferta de um cardápio muito especial.

Preparado após os estudos da historiadora Ana Durão, que identificou como eram as comidas na época do Império, os pratos que compõem o menu são versões contemporâneas das receitas servidas naquela época à nobreza e aos riquíssimos barões do café. As suítes para acomodação dos hóspedes também possuem nomes de personagens importantes do Império no Brasil, como Dom Pedro I, por exemplo. O proprietário do hotel do Café, Catito Peres, afirma que o foco do negócio será mostrar a história do Vale do Café e do Império com um acervo mobiliário dos tempos do Império.

(Foto Fazenda Guaritá. (crédito da foto: Instituto Cidade Viva)

Turismo de Luxo I

A ILTM (International Luxury Travel Market), com sede em Londres, é um evento que acontece todos os anos em vários destinos do mundo, inclusive no Brasil será realizado em São Paulo, de 26 a 29 de outubro de 2021. Nele, participam marcas de turismo de luxo mundiais exclusivas e os maiores consultores de viagens deste segmento, que não para de crescer no Brasil. Recentemente, a ILTM divulgou em seu site um interessante estudo sobre a geração dos Millenials (aqueles nascidos nas décadas de 1980 e 1990) e seu comportamento de viagem.

A pesquisa aponta dados interessantes, como por exemplo o que afirma que cerca de 86% dos Millenials escolheram experimentar uma nova cultura em vez de ir a festas. Muitos deles também preferem economizar em acomodação para gastar mais em experiências, pois, segundo a análise, esta geração quer aproveitar o momento com experiências únicas sobre as coisas. Outro dado fornecido pelo site E-Booking informa que 78% dos Millenials devem escolher opções sustentáveis durante o planejamento das viagens, que ainda precisam ser compartilháveis nas redes sociais, acessíveis e autênticas.

Turismo de Luxo II

A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) é a associação de turismo de luxo nacional que congrega cinco operadoras de turismo e 41 meios de hospedagem no segmento de viagens de luxo que, juntos, movimentaram cerca de U$ 1,2 bilhão, em 2019. Com objetivo de entender os caminhos do turismo de luxo no País, a entidade iniciou na semana passada o BLTA Forum 2020. O evento é totalmente online vai oferecer, até o dia 11, capacitações, debates e mesas de discussão sobre o futuro do segmento no País. Após o primeiro dia do evento, a BLTA divulgou o que acredita serem as tendências e os desafios para as viagens de alto padrão no País.

 

As principais tendências são: sustentabilidade como propósito, maior interação com a comunidade local, maior humanização nas trocas entre o anfitrião e o visitante, autenticidade e conforto sem ostentação, mais serviços focados no bem-estar, na saúde e no autoconhecimento e por último, a otimização do tempo com viagens mais exclusivas e grupos menores. Como desafios para o desenvolvimento do segmento no País, foram elencados: a falta de uma política pública com enfoque no turismo sustentável e de luxo, malha aérea ineficiente, qualificação da mão-de-obra na área de serviços e fornecedores, imagem negativa do Brasil e a falta de segurança.

 

As viagens de luxo em 2021 serão diferentes e a indústria das viagens já entendeu que precisa se articular e se preparar para atender as novas necessidades dos consumidores das viagens de luxo. Vai dar certo!

 

 

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