PUBLICIDADE

ARQUIVO ///

Marcelo Tesserolli: Tendências para o novo turismo

Tendências para o novo turismo

O World Travel & Tourism Council – WTTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Viagens e Turismo) é o fórum mais importante para a indústria de viagens e turismo, no qual participam membros da comunidade de negócios global e trabalha junto aos governos dos países para aumentar a conscientização sobre o setor de turismo. As atividades da entidade incluem pesquisas sobre o impacto econômico e social do setor e a organização de eventos globais e regionais para debater temas e fatos relevantes para a indústria do turismo.

No último dia 2, o WTTC divulgou um relatório com as perspectivas para a retomada do segmento de viagens e turismo nos curto e médio prazos, que destaca quatro tendências principais para o desenvolvimento do segmento nos próximos anos. De acordo com a pesquisa, os turistas têm adotado um comportamento mais conservador, preferindo visitar ambientes familiares e previsíveis, destinos nacionais e regionais, com a predominância das atividades ao ar livre.

Outra tendência identificada pelo Conselho é a constante preocupação com a higiene e segurança sanitária durante as viagens. Regras de distanciamento, protocolos específicos, orientações de especialistas no assunto, além das experiências pessoais irão nortear o comportamento dos viajantes no curto e médio prazo.

A terceira tendência tem relação com a crescente utilização da tecnologia, intensificada desde o início da pandemia, quando empresas e consumidores em diversos segmentos tiveram que adaptar suas atividades para uma nova realidade. Processos precisaram ser digitalizados e hábitos modificados. Assim, prevê o WTTC, para uma viagem segura, os consumidores esperam tecnologias capazes de minimizar o contato humano, como Inteligência artificial, biometria e reconhecimento facial, por exemplo.

Por fim, a “quarta onda” de tendência é representada por uma crescente preocupação com a sustentabilidade social e ambiental, com maior interesse dos consumidores pelo assunto e mais cobrança de ações institucionais (governo e iniciativa privada) em prol da ecologia, inclusão e diversidade.

De carro

O aplicativo de trânsito Waze divulgou os resultados de recente pesquisa realizada com seus usuários. Os números do estudo confirmam que a tendência da retomada do turismo vai iniciar por viagens domésticas de curta distância. De acordo com  o representante do aplicativo, Thiago Barroso, durante transmissão online do evento Abav Collab, os dados apontam para a preferência dos usuários por destinos próximos de casa (64%)e que possam ser acessados com o uso de veículos particulares (61%). E, complementou, ainda, afirmando que 59% dos respondentes disseram que evitarão  localidades muito frequentadas.

 

Seguro COVID

A fim de oferecer maior tranquilidade e segurança para seus passageiros voltarem a voar para o exterior, a Ethiopian Airlines passou a oferecer um seguro para o COVID-19 aos seus clientes. Segundo a empresa, os passageiros obterão o benefício automaticamente após a realização da compra do bilhete para os destinos operados pela companhia, em viagens realizadas desde 1º de outubro até 31 de março de 2021.

 

Embaixadores do Turismo e o Dia Mundial do Turismo (27/9)

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado, no dia 27 de setembro, com evento de gala promovido pelo site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux e pela Fundação Cesgranrio, com apoio da Associação do Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro. Criado há mais de 20 anos, o título de Embaixador do Turismo é conferido àquelas personalidades que atuaram intensamente na promoção do turismo e da imagem do Rio de Janeiro. Nesta edição, foram premiados, entre outros, o jornalista Ruben Berta, o cantor Oswaldo Montenegro, a presidente da FIOCRUZ, Nísia Trindade e a promoter Liége Monteiro.

PUBLICIDADE