Início Colunistas Minha paixão pela cidade do Alentejo, Évora

Minha paixão pela cidade do Alentejo, Évora

COMPARTILHAR

Localizada no Alentejo entre Lisboa e a região da Estremadura na Espanha, a cidade de Évora em Portugal tem uma charme que me encantou não apenas pela sua beleza e a bela localização, mas por suas vilas, paisagens, a gastronomia e a história da cidade é o que faz de Évora ser uma lugar especial.

Para começar a dica é não passe apenas por Évora, faça uma visita que você vai entender o que eu vou dizer a seguir. A cidade que está se tornando cada vez mais um dos destinos preferidos para os visitantes estrangeiros e nacionais, foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 1986, tudo isso porque a cidade trás em suas raízes histórias dos tempos dos romanos.

Quando começar o seu passeio pela cidade vai perceber a arquitetura da moradia, várias casas brancas, azulejos portugueses e de charme a varanda, essa é uma de suas características. Vou mais fundo e afirmo a cidade de Évora respira cultura, logo que entrar na cidade você vai avista a muralha, o Aqueduto da Água de Prata, um lugar que foi construído para dar de beber para todos nos tempos antigos. A Rota do Fresco nos leva para conhecer o período barroco na cidade, outra dica é ir até o Teatro Garcia de Resende, nele você vai encontrar vários eventos como curtas-metragens, marionetes e teatro. O Museu de Évora também merece a sua visita, o local conta com uma coleção de arte e arqueologia sobre os conventos da cidade, além de exposições com temas diferentes que acontecem em algumas épocas do ano.

O que vou dizer agora pode ser bem suspeito pois amo comida, mas estou começando acreditar que comer e beber bem é uma das grandes e boas prioridades de Portugal, e em Évora isso não é diferente. Quando estiver pela cidade experimente o pão alentejano, o bolo e uma empada de galinha tenho certeza que não vai se arrepender e durante seu almoço, jantar ou qualquer hora do seu dia se permita beber um vinho alentejano, é delicioso. E pra ficar ainda mais gostoso esse passeio vá visitar ume espaço dos Vinhos do Alentejo conhecer como eles são feitos e fazer uma prova gratuita.

Se gostar de passeio de aventura você vai encontrar, se quiser conhecer um pouco do artesanato da cidade também pode, se quiser natureza você também encontra e se quiser umas noites baladeiras também tem, pois Évora é uma cidade universitária o que significa que durante as suas noites tem convite para os jovens e menos jovens. Depois do pôr do sol durante o inverno bares e discotecas estão preparados com várias festas para os estudantes durante a semana ou aos finais de semana, se preferir já no verão nada muda e Évora continua aconchegante.

Bom, qualquer que seja o seu objetivo venha conhecer Évora. Com o clima alentejano, com a tranquilidade e sem preocupações sua viagem para a cidade precisa ser sem presa pois ela pode ser vivida em um momento mais romântico, sozinho ou em família. De qualquer maneira você vai sentir o que eu senti quando passei por essa bela e maravilhosa cidade.