PUBLICIDADE

Multimodal

Cias Aéreas terão linha de financiamento em abril

Foto: reprodução

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, no último fim de semana, por meio de seu presidente, Gustavo Montezano, que vai liberar uma linha de financiamento para ajudar as companhias aéreas em abril.

A medida se dá em função da grave crise causada pela pandemia do coronavírus. De acordo com Montezano, o financiamento será exclusivo para a operação brasileira das companhias e não vai ter subsídios.

No último dia 23, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou que as companhias aéreas registram queda de 75% na demanda por voos domésticos e redução de 95% no mercado internacional, em relação ao mesmo período do ano passado.

A Abear informou ainda que a redução foi maior porque a VoePass e a MAP suspenderam temporariamente todos os seus voos.

A MAP só deve retomar as atividades a partir de junho. Segundo nota divulgada por sua assessoria de imprensa, “Esta medida se faz necessária para preservar a integridade de colaboradores, clientes e familiares e para que a companhia passe por este momento de grave crise de maneira íntegra, com a manutenção dos postos de trabalho e pronta para em breve retomar com força e pujança”.

A Voepass, antiga Passaredo, que também encerrou temporariamente as operações, tomou algumas medidas emergenciais. Entre elas, licença remunerada para parte dos colaboradores, com pagamento de 20% do salário base a todos os funcionários em licença a título de abono. Já os colaboradores que continuarão trabalhando poderão ter redução na carga horária e no salário, incluindo casos de home-office. Todos os diretores e gerentes irão manter normalmente suas atividades, também com redução salarial.

PUBLICIDADE