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Cruzeiros Turísticos

Costa apresenta relatório de sustentabilidade de 2016

A Costa Cruzeiros apresenta a nova edição do Relatório de Sustentabilidade “Sea You Tomorrow”.

O documento estabelece a estratégia da empresa italiana de cruzeiros para a sustentabilidade, descreve os principais projetos e os resultados alcançados em 2016. Todas as ações da Costa estão em linha com os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU.

“O roteiro que criamos há três anos coloca a sustentabilidade no centro de uma abordagem integrada. Isso nos levou a alcançar uma série bem sucedida de projetos que implicam o envolvimento direto dos principais players do setor. O próximo passo no caminho para um futuro cada vez mais sustentável será fazer com que nossos hóspedes também desempenhem um papel mais ativo, essencial para oferecermos experiências que vão além de um simples cruzeiro”, lembra Stefania Lallai, diretora de Sustentabilidade e Relações Externas da Costa.

O Relatório de Sustentabilidade da Costa é dividido em três seções: Mar, Você e Amanhã – que abordam as questões relativas à proteção ambiental, a criação de valores compartilhados e inovação responsável.

MAR – O respeito ao meio ambiente é prioritário para a Costa e está totalmente integrado ao modelo de negócios da empresa. Muitos dos projetos desenvolvidos concentram-se em: reduzir as emissões, otimizar o consumo de energia, racionalizar os recursos hídricos e a reciclagem de resíduos. Os principais resultados alcançados nesta área são:

  • Redução de 3% no consumo de combustível por passageiro/dia em comparação com 2015
  • Diminuição de 5% na pegada de carbono em relação a 2015
  • Redução de 9% na emissão de gases de efeito estufa em comparação ao ano anterior
  • Redução de 9,5% em resíduos produzidos por passageiro por dia em relação ao ano anterior
  • 393 toneladas de alumínio foram coletadas e enviadas para a reciclagem nos últimos 10 anos
  • 62% dos requisitos de água são produzidos a bordo.

Os projetos mais significativos em termos de emissão e consumo envolvem a instalação do sistema ECO de limpeza de gases de escape a bordo dos navios. Esse sistema permite que as emissões sejam baixadas em mais de 90% e atua como uma importante ferramenta para a manutenção dos navios, a racionalização dos sistemas de navegação para serviços a bordo e para o uso de instrumentos digitais que monitoraram o desempenho ambiental de cada navio em sua individualidade.

A frota Costa também se esforça para diminuir a produção de resíduos e promover a reciclagem e a recuperação de materiais em conexão com os portos mais sensíveis. Em colaboração com o Consórcio de Embalagens de Alumínio (CiAL), a companhia coletou e enviou para reciclagem 393 toneladas de alumínio nos últimos dez anos. Neste contexto, por meio do projeto “Message in a Can” foi possível aumentar em 27% a coleta diferenciada de alumínio no município italiano de Savona.

A parceria com o Centro Nacional de Pesquisa também continuou em 2016, com foco nos setores de oceanografia e ciências marinhas, com a Costa disponibilizando seus recursos – navios e profissionais a bordo – para apoiar as atividades de pesquisa realizadas pela rede científica do Centro e na conscientização de hóspedes e tripulação na causa sustentável.

VOCÊ – A estratégia da Costa para o desenvolvimento sustentável se baseia na promoção de um modelo empresarial e turístico capaz de assegurar o desenvolvimento econômico nos locais visitados pelos navios e, ao mesmo tempo, aumentar sua identidade, cultura e patrimônio natural. Um exemplo é o novo itinerário da Costa no Oceano Índico, com escalas na Índia, Maldivas e no Sri Lanka. Essa escolha contribuiu para o desenvolvimento de competências significativas no setor de hospitalidade com a criação de novos perfis profissionais como guias turísticos. Essa nova rota proporciona oportunidades para as microeconomias locais e está diretamente vinculada à presença dos navios da companhia.

Outros resultados de impacto econômico gerados pela Costa estão em Savona, principal porto de embarque da empresa na Europa. De acordo com estudo realizado pela PwC, as atividades da companhia geram para a cidade uma movimentação econômica anual de aproximadamente 38 milhões de euros. Os efeitos em termos de emprego são igualmente importantes, com um total de 661 empregos criados e uma despesa direta de 96 euros por passageiro que desembarca dos navios da Costa em Savona.

Além disso, a Costa realiza iniciativas para a identificação de novos destinos e locais culturais e assim incluir nos programas e tours terrestres. Em 2016, a Costa introduziu 150 novas excursões, principalmente em lugares pouco conhecidos da Itália, mas com grande riqueza artística e cultural.

O compromisso com o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores Costa também foi reforçado no ano passado. Mais de 800 mil horas de treinamentos foram realizadas a partir da inauguração da nova Academia de Formação Avançada para Profissionais da Indústria Hoteleira de Cruzeiros em parceria com a Região da Liguria, o Município de Arenzano e a Academia da Marinha Mercante Italiana. A escola é uma verdadeira incubadora para o desenvolvimento de perfis profissionais para o setor de hospitalidade de cruzeiros.

AMANHÃ – Em termos de inovação responsável, mais uma vez, a Costa confirma seu papel como pioneira no setor de cruzeiros com seus dois novos navios, que entram em operação em 2019 e 2021, respectivamente. Eles serão movidos a GNL (gás natural liquefeito), o combustível fóssil “mais limpo” atualmente, o que levará a uma redução substancial nas emissões de CO2, óxido nitroso, dióxido de enxofre e outras partículas.

A Costa também posicionou as cadeias de suprimento de alimentos no centro de sua estratégia de desenvolvimento sustentável. O primeiro objetivo é reconsiderar os alimentos oferecidos, fazendo uma seleção meticulosa da qualidade das matérias-primas e dos produtos. Nos últimos dois anos, pratos e receitas (mais de 500 opções) que são uma expressão da tradição italiana e da dieta mediterrânea, foram adicionados aos menus de toda a frota. Foi feita uma avaliação especial a respeito do impacto dos produtos sazonais e dos produtos frescos incluídos nas receitas, como frutas e vegetais. A consolidação de parcerias com empresas comprometidas com a gestão responsável da cadeia de suprimentos como Barilla, Illy, Agrimontana e Carlsberg garantiu um apoio adicional à estratégia da Costa.

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