Início Destaques A Capital Nacional do Figo Roxo encanta com suas belezas naturais, parques...

A Capital Nacional do Figo Roxo encanta com suas belezas naturais, parques e cultura

COMPARTILHAR

Por Jefferson Cruz

Localizada a 160 quilômetros da capital paulista, Valinhos é conhecida como a Capital do Figo Roxo e se destaca no Estado de São Paulo por ser a maior produtora de goiaba de mesa do país. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a safra de figo pode chegar a 3,6 mil toneladas e a de goiaba a 14 mil toneladas, proporcionando faturamento de R$ 70 milhões.

Pioneira da fruticultura, a cidade com pouco mais de 127 mil habitantes – IBGE 2017 -, também é a das artes e tem como um de seus principais filhos ilustres o compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa – responsável pela canção Trem das Onze. Em uma terra fértil e repleta de atrações turísticas, Valinhos conquista os moradores e turistas, com a suas frutas, gastronomia, belezas naturais e cultura.

Camping Macuco é uma das atrações da cidade – Crédito divulgação

Moradora da cidade, a assessora de imprensa Daniela Oliva Roma, 32 anos, conhece a cidade desde pequena. ” Minha família tinha chácara e todas as minhas férias eu passava na região do Country Club. Quando tinha uns 12 anos, mudamos de chácara e começamos a frequentar o bairro Joapiranga – que era uma área só de chácaras -, atualmente há no local escola bilíngue, restaurantes e indústrias”.

Ao recordar da infância, Roma afirma que um dos eventos que chama mais chama a atenção dos moradores e turistas é a festa do figo, entre outras atrações. “Ela é bem famosa e acontece no começo do ano – em janeiro. Existem outros eventos culturais no galpão perto da rodoviária com música gratuita que é uma boa pedida também. Há um pesqueiro com paisagem incrível de pôr do sol próxima a saída para a rodovia Anhanguera e tem restaurante também. Peixe fresco de lá é muito bom”.

Crédito Divulgação

empresário Roberto Batista, 53 anos, a fim de evitar o estresse diz que o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) é um dos lugares mais indicados. “Este parque tem uma infraestrutura simples e funcional. Lá a gente pode fazer uma corrida em volta ao parque e do lago. Para quem gosta de mais agitação e música, existem churrasqueiras comunitárias e muita descontração para todos que vão ao local”.

Centro de Lazer do Trabalhador – Crédito divulgação

Outra opção de lazer, segundo a dona de casa Júlia Mesquita, 45 anos, é o parque aquático do Macuco. “Para quem gosta de adrenalina e diversão, o parque é uma ótima dica. Os toboáguas e as piscinas são sensacionais. Para se desligar do mundo, a gente pode tomar uma bebida, comer uma porção de batata frita e observar o movimento. É o lazer ideal para passar com os amigos e a família”, afirma.

A sugestão da cantora Anna Rox, 32 anos é o Museu Municipal de Valinhos. “Apesar de pequeno, o local é muito interessante e adorei conhecê-lo. Há muitas peças e documentos que contam a história de seu povo e da cidade. Inclusive há a explicação para o nome do município. Segundo os documentos é uma homenagem aos antigos imigrantes italianos que demarcavam propriedades com pequenas covas”.

Museu Municipal – Crédito divulgação
Museu parte interna – Crédito Divulgação

Apesar de tantos pontos turísticos interessantes, Roma afirma que a cidade precisa melhorar em tecnologia e entretenimento. “Valinhos é conhecido por ser uma cidade dormitório – de Campinas e Paulínia -, mas há boas escolas, condomínios e o centro da cidade completo. Mesmo com a Laroc e AmeClub localizadas na cidade, não há uma sequência de entretenimento. Apenas em datas específicas”, afirma.

Principais pontos turísticos

Macuco Lazer e Park Aquático

Telefone: (19) 3881-1707

E-mail: camping@macuco.com.br

Museu Municipal – Valinhos

Rua Doze de Outubro, s/nº, Centro, Valinhos.

Telefones: 3849-7557 e 3871-3646

Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h.

Centro de Lazer do Trabalhador

Av. Dr. Altíno Gouvêia, 878, Valinhos – SP

Saída Valinhos para Rod. Dom Pedro, Valinhos, Estado de São Paulo.

Telefone: (19) 3929-5649

Laroc Club

Rodovia Dom Pedro I Km 118, Valinhos, Estado de São Paulo 13273-310, Brasil

Telefone: (19) 41413788

Mais informações sobre outros pontos turísticos, acessar o site da Secretaria de Turismo de Valinhos

http://www.valinhos.sp.gov.br/governo/cultura-e-turismo/turismo-atracoes