PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Além da fama das massas, a cerveja italiana

Quando você pensa em Itália, muito provavelmente, o que logo lhe vem à mente são suas pizzas, massas e o vinho. Sim, isso caracteriza muito bem o país que é mundialmente conhecido por essa gastronomia típica e por suas vinícolas, mas o que muitos talvez ainda não saibam é que o país também é um dos amantes da junção água, malte, lúpulo e levedura.

A Itália é considerada emergente no ramo cervejeiro. Nos últimos 20 anos teve um crescimento absurdo, além de possuírem uma forte cultura de homebrew. Para ter uma ideia em números, a Itália é um país aproximadamente 27 vezes menor que o Brasil e enquanto temos em média 600 cervejarias, entre grandes e pequenas, por lá já são mais de 1300 microcervejarias.

As cervejas italianas são caracterizadas pelos ingredientes locais que utilizam geralmente especiarias, pelo uso de acondicionamento ou maturação em madeira e também pelo apelo visual das garrafas e rótulos, que de maneira geral são bonitos e muito atrativos.

Entre suas muitas cervejarias, algumas são destaques e para te deixar mais por dentro do cenário cervejeiro italiano, selecionamos cinco cervejarias que vale, não só conhecer suas histórias e seus rótulos, como também uma visita em uma viagem cervejeira pela bela Itália.

Uma das principais é a Le Baladin, que nasceu em 1996 na cidade de Piozzo. As visitas ocorrem somente aos domingos, previamente reservadas. O Tour pelo mundo Baladin começa a partir da Praça de Piozzo, passando pelos lugares que criaram a história da cervejaria. A visita segue para o pub, onde tudo começou e onde você descobrirá a história de como Teo Musso, proprietário e cervejeiro, um apaixonado pela cerveja artesanal, decidiu começar sua aventura neste mundo. Depois você conhecerá a Bodega Baladin, que anteriormente abriu a produção e agora é o lugar onde as cervejas muito especiais são envelhecidas em barris de madeira.

A jornada continua se deslocando alguns quilômetros para descobrir a cervejaria, a arte de produzir cerveja artesanal e as mensagens que a Baladin, através de seus produtos, quer transmitir aos fãs. Qualquer um que queira parar para o almoço pode fazê-lo no pub em Piozzo, também mediante reserva. A maioria das visitas são feitas diretamente por Teo, mas para saber sobre sua agenda nas visitações é necessário confirmar com a cervejaria.

 

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE