Início Destaques Começa restauro da Igreja do Amparo em Barra Mansa (RJ)

Começa restauro da Igreja do Amparo em Barra Mansa (RJ)

COMPARTILHAR

Créditos: divulgação/Iphan e Isabela Kassow/Secretaria de Estado de Cultura

Beirando dois séculos de história, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada em Barra Mansa (RJ), se mantém como um símbolo da memória da cidade. Para recuperar e valorizar a edificação, foi firmado um convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, e a Prefeitura de Barra Mansa. A restauração teve início na primeira semana de fevereiro.

Emendas parlamentares designaram aproximadamente R$ 949 mil para custear a restauração. A previsão é que as obras se estendam até o final de novembro deste ano. O escopo dos trabalhos inclui etapas emergenciais de restauro, como a reforma de toda instalação elétrica e serviços de imunização. O telhado do templo foi recuperado em obras anteriores, finalizadas em 2017.

Devido ao precário estado de conservação, o templo permanecia fechado desde 2015. Com as novas intervenções, o monumento será devolvido à comunidade barra-mansense. “Além de preservar a nossa história, a valorização do Patrimônio Cultural estimula o turismo e movimenta a economia local, de modo a gerar trabalho e renda para a população”, destaca a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

Localizada no Centro de Amparo, distrito de Barra Mansa, a igreja começou a ser construída em 1829 e foi concluída em 1853. A iniciativa partiu do visconde do Rio Bonito, então presidente da província do Rio de Janeiro. O templo se alinha com a arquitetura neoclássica religiosa. Enquanto a fachada não apresenta muitos adornos, o interior é bastante ornamentado. Destacam-se os bens móveis integrados, como retábulos e imagens, originais do século XIX.

Por  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)