PUBLICIDADE

Ecoturismo

Conheça Itaóca, cidade paulista na fronteira com o Paraná

Local é considerado Município de Interesse Turístico

A cidade de Itaóca, localizada a 346km de distância de São Paulo, é considerada um município de interesse turístico (MIT). O município faz fronteira com Adrianópolis, no estado do Paraná, uma vez que as águas do rio Ribeira do Iguape separam os dois territórios.

O destino com muitas surpresas e rodeado de natureza possui um pouco mais de 3 mil habitantes.

O nome Itaoca vem da raiz tupi-guarani, onde “Ita” significa pedra e “oca”, que significa casa, portanto, “casa de pedra” ou gruta ou lapa, o que indica a presença de inúmeras cavernas em meio a um intocável trecho da Mata Atlântica a ser percorrido por amantes de ecoturismo. O município fica próximo da reserva do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR).

Itaoca é privilegiada para os amantes de ecoaventura, já que não faltam no local trilhas para jipes e motocicletas, atraindo os amantes de esportes radicais, assim como seus morros repletos de obstáculos naturais, com muita pedra, lama e erosões são atrativos de encher os olhos. Também é possível realizar rapel em cachoeiras, bóia-cross, rafting e mountain bikes.

Visitar recantos como o rio Viradouro, as cachoeiras Poço do Inferno, no bairro de Rio Claro, o Salto Caraças (de 9m de altura) e o complexo de oito quedas d’água chamado de Três Meninas, a 12km do centro da cidade, são boas opções de passeios.

Existe também um quilombo chamado Cangume, localizado em um bairro rural de Itaoca, a 11 km do centro, onde são guardadas as tradições africanas dos antepassados escravizados.

Quer saber mais sobre a cidade? Que tal fazer uma visita? Boa viagem!

PUBLICIDADE