Início Destaques Exposição em São Paulo mostra riqueza do patrimônio francês

Exposição em São Paulo mostra riqueza do patrimônio francês

COMPARTILHAR
Mucem, Marseille ©Edu Monteiro/Atout France

A Atout France e a Aliança Francesa inauguram no próximo dia 12 de novembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a exposição “France eMotion, Le Voyage animé” com 35 obras que unem fotografia, animação digital e realidade aumentada que levarão os visitantes a conhecer a riqueza do patrimônio francês.

O espectador será convidado a passear pelos caminhos que circundam fortificações e parques de castelos, a atravessar museus e locais contemporâneos de exposições e admirar as ogivas das abadias e os arcos das pontes.

A mostra será aberta ao público no dia 13 e seguirá até o dia 30 de novembro. Idealizada pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, em colaboração com o Institut Français, que reúne jovens fotógrafos internacionais, novas tecnologias e paisagens culturais francesas.

Nesta exposição, quatro fotógrafos internacionais foram convocados, em colaboração estreita com Muriel Enjalran, curadora da exposição: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade percorreram uma parte do território com suas câmeras na mão. Os fotógrafos propõem um olhar singular sobre a diversidade do patrimônio cultural e paisagístico da França.

Foto: Divulgação

Para transformar as fotografias em realidade aumentada, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotografias, graças a um aplicativo móvel de realidade aumentada.

O fotógrafo brasileiro Edu Monteiro, autor da obra “Mucem, Marseille” participará da abertura da mostra, para imprensa e convidados, no dia 12 de novembro.

“Graças à esta exposição, dinâmica e lúdica, os visitantes terão acesso a um tour muito original pela França, por locais culturais menos frequentados por brasileiros, como, por exemplo, o Museu Fabre de Montpellier ou o MuMa em Le Havre”, comenta Caroline Putnoki, Diretora da Atout France para a América do Sul.