PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Maior concentração de cavernas do Brasil fica em São Paulo

Conheça mais sobre as cavernas localizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), no sul do Estado de SP

Você sabia que o Estado de São Paulo possui a maior concentração de cavernas do país? Elas ficam localizadas entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), que possui mais de 350 cavernas, com inúmeras cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos.

O lugar é considerado um paraíso escondido entre vales e serras na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

O PETAR foi criado pelo decreto 32.283/1958 do Governo do Estado de SP, com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada. Na década de 90, acabou sendo considerado um bom local para a realização de práticas esportivas de aventura com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e também de algumas atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.

Mas o maior atrativo do lugar são as cavernas. Atualmente apenas 12 cavernas do PETAR estão abertas para visitação e atraem mais de 40 mil turistas/ano. Ao juntar estes números com os visitantes da conhecida Caverna do Diabo, em Eldorado, temos um resultado de 70 mil visitantes. Há cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis a cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes, feitas para facilitar o acesso e permitir que esse rico patrimônio seja explorado por todos.

PUBLICIDADE