Início Destaques Palio de Siena: Conheça o tradicional evento italiano

Palio de Siena: Conheça o tradicional evento italiano

COMPARTILHAR

A famosa corrida de cavalos acontece até 16 de agosto.

Uma das corridas de cavalos mais famosa do mundo, o Palio de Siena, é considerado um dos eventos mais importantes e tradicionais para a população de Siena. É a mais pura demonstração dos costumes da cidade.

O Palio é uma festa medieval, na qual vários bairros da cidade de Siena se desafiam em uma corrida de cavalos apaixonada, no coração da cidade: a Piazza del Campo.

Nestas ocasiões, a Piazza del Campo é coberta de terra e um anel ao redor da praça será a pista destinada para a corrida.

O Palio acontece durante 4 dias, com vários eventos e festas, mas a corrida em si não é longa. São somente três voltas ao redor da praça, de aproximadamente 1 Km cada uma.

No dia da corrida, a cidade vive uma euforia: bandeirinhas coloridas, multidões animadas, moradores com roupas medievas e muitos turistas, que acabam sentindo o mesmo frio na barriga que os participantes.

“As origens do Palio estão em um passado distante. Alguns registros históricos indicam corridas de cavalos em Siena já desde século XI. É uma beleza enorme ver como a tradição é marcada na vida das pessoas, desde o nascimento. Os sienenses são bem participativos tanto na organização, como na corrida em si”, explica Ana Grassi, travel designer especialista em Itália.

Embora o Palio seja um evento gratuito, muitas pessoas, agências e donos de coberturas com vista privilegiada vendem ingressos para quem quer um bom lugar.

“A dica que sempre dou é: se não quiser pagar para assistir o Palio, chegue bem cedo para garantir um lugar no centro da praça, que fica lotada”, indica Grassi.