Início Destaques Preços no setor global de viagens deverão desacelerar em 2020

Preços no setor global de viagens deverão desacelerar em 2020

COMPARTILHAR

Segundo a sexta edição anual do Global Travel Forecast, da CWT em parceria com a GBTA, os preços no setor global de viagens deverão desacelerar no próximo ano, depois de sofrerem aumentos acentuados em 2019.

A expectativa é de que as tarifas de voos subam apenas 1,2%, para os hotéis 1,3% e os aluguéis de carros tenham alta de 1%.

“Os riscos e as incertezas aumentaram nos últimos meses, além da ameaça de guerras comerciais, o impacto do Brexit, possíveis choques de oferta de petróleo e a crescente probabilidade de recessão”, afirma o presidente e CEO global da TMC, Kurt Ekert.

Segundo o levantamento, a atividade econômica na América Latina continua a crescer, embora de forma mais lenta do que a prevista anteriormente.

A região deverá registrar uma expansão de 2,5% em 2020. A situação política e econômica volátil em algumas das maiores economias, como Argentina, México e Brasil, está como um dos fatores previstos a prejudicarem as perspectivas.

Aviação

Devido às longas distâncias, ao crescimento da classe média e à baixa penetração das viagens aéreas, ainda há muitas oportunidades a serem trabalhadas e as companhias aéreas estão aproveitando este cenário. Desde 2017, novas transportadoras entraram no mercado e as de baixo custo tiveram participação significativa no Brasil, México e Colômbia.

Hospitalidade

Após um declínio estável em novos hotéis, desde o pico registrado em 2015/2016, os indicadores estão melhorando, com o México liderando o caminho. Nos primeiros três meses de 2019, 11 novas propriedades foram abertas na região, com crescimento previsto para continuar ao longo de 2020.

Terrestre

Um pequeno aumento no aluguel de carros é impulsionado pela demanda crescente no Brasil. As locadoras de veículos relatam uma mudança cultural no sentido de compartilhar carros em vez de possuí-los e o crescimento do Turismo também está impulsionando a indústria.