PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

República Tcheca: histórias da década de 40

2018 é um ano em que se comemoram grandes eventos na República Tcheca, e é por isso o portal Czech Turismo preparou uma jornada pelas décadas dos últimos 100 anos de história, especificamente a de 40.

Arquitetura Socialista

Em 1945, com o fim da guerra, começou um período de mudanças no país. O socialismo trouxe consigo diferentes expressões artísticas, entre elas uma expressão monumental, histórica, simétrica, decorativa e completa da ideologia stalinista – este é o estilo do realismo socialista, chamado Sorel.

Sorel, a expressão das palavras realismo socialista na arquitetura refere-se a estruturas que surgiram em meados do século XX. Eles tinham uma forma única no estilo russo, que na época representava o pico da perfeição. Sorel foi aplicado principalmente nas novas cidades: em Kladno, Karviná, Havířov e Ostrava.

  1. Sorel e  Ostrava-Poruba

O barroco de Stalin chamado Sorel trouxe à República Tcheca o gosto decadente de arquitetos soviéticos da segunda categoria. O estilo oficial da era comunista foi aplicado principalmente em Ostrava, no distrito de Poruba. Na planta, as ruas e os quarteirões formam uma malha regular cheia de ângulos retos. Os blocos têm a mesma altura e a forma é de complexos quase fechados dos edifícios de pisos de cor areia clara, com grandes pátios, típicos das zonas urbanas da Rússia. Na arquitetura de Sorel, repetem-se várias linhas de colunas clássicas, frontões triangulares ou escalonados e, ao mesmo tempo, composição histórica nos painéis do edifício, que valoriza os motivos nacionais e a composição histórica dos frontões da casa que celebra os motivos nacionais e a criação de um novo país após a guerra. No entanto, Sorel não tem apenas aspectos negativos, aspectos positivos incluem amplas avenidas, muitas áreas verdes e o sistema de bloqueio tradicional da rua. Viver em Ostrava – Poruba é definitivamente melhor do que nas urbanizações pré-fabricadas.

  1. Sorel de Praga

Sorel encontrou seu caminho também em Praga onde fica o mais famoso edifício desse estilo, o Hotel International Prague  em Podbaba. O Hotel que foi criado sob a supervisão direta do governo de então, bem como o Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia foi uma cópia reduzida de sete edifícios monumentais semelhantes em Moscou. Este que foi o maior edifício naquele momento mede 88 metros e tem 16 andares e foi terminado em 1954. O exemplo da arquitetura tardia de Sorel é o Hotel Jalta na Praça Wenceslau, com um interior de luxo que você não deixou nem rastro dela.

Festival de Música “Primavera de Praga”
De 12 de maio a 3 de junho

Festival multigênero conhecido em todo o mundo e o maior evento musical na República Tcheca. Por mais de 70 anos, o Festival Internacional de Música de Praga faz parte dos eventos culturais mais representativos da República Tcheca. O desfile com os melhores artistas do mundo, orquestras sinfônicas e concertos de câmara é algo exclusivo. Ele superou as mudanças de regime e as mudanças culturais dramáticas de sete décadas. E todos os agradecimentos aos espectadores que apreciaram e ainda apreciam a verdadeira qualidade artística.

Festival Internacional de Cinema em Karlovy Vary
De 29 de junho a 7 de julho

O festival de cinema de Karlovy Vary é o mais prestigiado festival da Europa Central e tem uma atmosfera inconfundível. O primeiro festival foi realizado em 1946 em Mariánské Lázně, um ano depois foi transferido para Karlovy Vary – onde, desde então, é realizado regularmente na primeira quinzena de julho. O festival geralmente divulga mais de 200 novos filmes de todo o mundo, o melhor filme é premiado com o Crystal Globe durante a cerimônia final. Celebridades e estrelas, milhares de espectadores, concertos, cerimônias, festas, conferências de imprensa e dezenas de outros eventos acontecem durante o  festival. O centro do festival fica no hotel termal, no entanto, as projeções cinematográficas ocorrem praticamente em toda a cidade.

Uma encarnação perfeita da elegância do spa, colunas ostentosas, clínicas exclusivas e uma esplêndida situação geográfica no meio de um vale coberto de florestas. Assim são as termas de Karlovy Vary. A cidade mais importante do famoso triângulo de spas, onde as personalidades mais famosas da vida artística e social europeia foram tratadas, é hoje o segundo lugar mais visitado da República Tcheca. Devido à sua arquitetura original, é um dos mais belos spas do Velho Mundo.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE