Início Destaques Sinta-se na Europa estando no Rio de Janeiro

Sinta-se na Europa estando no Rio de Janeiro

COMPARTILHAR

Com a  constante alta do dólar e do euro, os turistas estão optando cada vez mais por destinos nacionais para fazer a próxima viagem. Porém pode ser meio decepcionante ter que adiar uma viagem internacional que foi tão sonhada, não é mesmo? Um dos destinos mais visados pelos viajantes costuma ser a Europa e, sem ir muito longe, em algumas cidades do Rio de Janeiro, é possível fazer uma viagem econômica e se sentir em países como Portugal, Itália e Finlândia.

Quando se pensa em turismo, a capital carioca sempre ganha destaque devido às belas praias e a famosos pontos turísticos como o Cristo Retentor e o Pão de Açúcar. Entretanto há outras cidades do Rio de Janeiro que são indicados para os turistas, pois carregam fortes influencias de países europeus. Paraty, Petrópolis, Nova Friburgo são só alguns exemplos de lugares com arquitetura, gastronomia, cultura e até música com fortes traços da colonização.

Vassouras

A cidade de Vassouras lembra muito aqueles cenários de novela de época , com casinhas dispostas pela área verde do vale que cerca a região. Esse destino fica na região Sul do Estado e a paisagem do local lembra muito a de algumas regiões de Portugal como a província de Minho. Para as noites frias, o indicado para os turistas é uma boa gastronomia. O local também é ideal para quem deseja relaxar ao som de pássaros e ter um contato mais próximo com a natureza.

Petrópolis

Entre as cidades do Rio de Janeiro , Petrópolis é única conhecida como Cidade Imperial. A região foi colonizada por alemães e italianos e, por isso, carrega uma arquitetura típica do século 17, com ricos palácios e jardins, que foram projetados para reproduzir os grandiosos jardins europeus.

Na gastronomia, há uma forte influencia alemã e anualmente o destino recebe inúmeros visitantes no mês de junho para participarem da Bauernfest, uma festa realizada pela colônia alemã que conta com desfiles, danças, músicas típicas e, claro, muita cerveja. O turista que prefere curtir o clima da montanha pode ficar hospedado em hotéis e pousadas na serra.

Itatiaia

Essa opção é para o viajante que gosta de baixas temperaturas e também aprecia estar com contato com a natureza, pois em Itatiaia é possível se hospedar em pousadas e chalés com um estilo nórdico. Ao longo dos anos, essa cidade do Rio de Janeiro atraiu diversos imigrantes europeus e americanos que trouxeram suas referências para abrir restaurantes de fondues, trutas, carpas e massas, um prato cheio para os turistas, tanto no inverno quanto nas outras estações do ano.

Entre as atrações turísticas do local , a Pequena Finlândia e a Casa do Papai Noel de Penedo merecem destaque, principalmente no período de outubro a dezembro por contarem com mostras culturais e artesanatos.

Paraty

Essa é outra das cidades do Rio de Janeiro que preserva o ar colonial e conta com diversos encantos naturais e arquitetônicos. A cidade de Paraty foi escolhida como segundo lar por diversos europeus, pois o lugar encanta com uma natureza exuberante, mar azul e um clima ameno. Outro destaque da região são as mostras culturais como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que é uma das mais conhecidas.

Fora isso, os turistas também podem aproveitar o passeio para curtir em um dos variados tipos de bares e restaurante.

Rio de Janeiro

A capital do estado é um destino turístico mais convencional, mas, além dos pontos turísticos internacionalmente conhecidos, também há atrações que fazem o turista se sentir em plena Europa dos séculos 17 e 18. Alguns exemplos de pontos turísticos que carregam influencias históricas e que remetem ao luxo das cortes são: o Theatro Municipal, o Paço Imperial, o Palácio Pedro Ernesto, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

Penedo

Essa cidade do Rio de Janeiro é a única colônia finlandesa do Brasil e na região é fácil identificar traços marcantes desse país europeu, principalmente na arquitetura de casas e edifícios da região. Penedo é muito indicado para o viajante que gosta de aproveitar a natureza em um local com um clima mais frio. O destino é um distrito de Itatiaia e fica próximo ao Parque Municipal Ecológico.

Visconde de Mauá

A cidadezinha, distrito de Resende, conta com paisagens que lembram as da Suíça e Escandinávia. Dentre as cidades do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá é uma das que mais concentra imigrantes poloneses, alemães, austríacos e também franceses. O frio costuma dar um charme a mais ao local, mas por lá a menor temperatura já registrada foi de 13°C. Em época de baixas temperaturas são ideais para quem quer aproveitar a viagem em pousadas rústicas com saunas e lareiras.

 

Fonte: Turismo – iG