PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

Turismo na floresta Amazônia: Quando ir?

Deck flutuante do Cristalino Lodge – Samuel Melim

O turismo de isolamento pode não ser uma prática relativamente nova no mercado, mas evidenciou destinos até então pouco explorados pelos turistas brasileiros, como a floresta Amazônica, a queridinha dos “gringos”. Presente em nove estados e em pouco mais de 60% de todo o território nacional, o bioma abriga em seus domínios a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies para se observar, paisagens de tirar o fôlego e uma série de outros predicados que a credenciam como tendência para 2021.

Mas qual a melhor época para se aventurar pela maior floresta tropical do planeta? O hotel Cristalino Lodge, situado na região de Alta Floresta, no Mato Grosso, Sul da Floresta Amazônica, em uma reserva particular protegida com mais de 11.000 hectares, dá algumas dicas para os interessados.

– O Clima

Situada na região dos trópicos e próxima à linha do Equador, a Amazônia é caracterizada como uma floresta tropical úmida. Temperaturas quentes com máximas de 35º e mínimas de 15º podem ser encontradas na região. Durante a noite, a temperatura costuma cair um pouco. Por isso, é sempre bom levar um ou dois moletons leves.

– Qual a melhor época?

Não há tempo ruim na Amazônia. Muito embora todas as estações apresentem características distintas, todas as épocas possuem peculiaridades incrivelmente únicas e atraentes. Na Reserva Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Sul da floresta Amazônica, por exemplo, existem duas estações muito bem definidas: a estação seca, de junho a novembro, e a estação verde, de dezembro a maio. Ambas são excelentes para conhecer a Amazônia, mas oferecem experiências dispares, porém enriquecedoras.

Na estação seca, o Rio Cristalino atinge o seu ponto mais baixo em setembro, com muitas corredeiras. É uma ótima época para avistar aves e animais. Já na estação verde, a floresta se torna mais húmida e o rio atinge o seu ponto mais alto em março, encobrindo pedras e ficando mais calmo e plácido.

– Chuva?

Nada de pânico. As chuvas podem ocorrer durante todo o ano, mas são muito mãos comuns entre dezembro e março e nem um pouco parecidas com o que vemos em grandes centros urbanos. Na Reserva Cristalino Lodge, elas costumam ser rápidas e fortes, seguidas de um céu limpo e colorido.

– Mês a mês

FEV-MAR

A floresta torna-se verde e florida, com destaque para as orquídeas, helicônias e bromélias. O rio é plácido e belo. A umidade do ar é elevada. Boa época para observar macacos devido à abundância de comida na floresta. Essa é uma época em que muitas espécies estão nidificando ou possuem filhotes.

ABR-MAI

Entre abril e maio, uma fina camada de vapor de água aparece logo acima da floresta nas primeiras horas do dia. Um belo espetáculo que pode ser acompanhado de perto na Reserva Cristalino Lodge no alto de qualquer uma das torres de observação do ecolodge. No período da tarde, o pôr do sol também se destaca. Muitas espécies já possuem filhotes jovens – como os macacos-, e as borboletas costumam ser vistas regularmente.

JUN-OUT

A floresta torna-se mais seca e o rio atinge o seu nível mais baixo, revelando rochas e corredeiras de água cristalina. As noites podem ser um pouco mais frias. É um bom período para observar aves e borboletas. As chances de observar grandes mamíferos nas margens dos rios é maior. Os macacos, por outro lado, são vistos com menos frequência porque há maior escassez de comida na floresta e os bandos dividem-se em grupos menores.

NOV-JAN

Época ensolarada e com elevada visibilidade. A floresta torna-se mais verde e, no nível do solo, muitos filodendros aparecem. Esta é uma boa época para se observar macacos e aves, pois a floresta está carregada de frutos e outros alimentos.

– Média de temperatura:

Mês Min oC Max oC
Janeiro 21,9 29,8
Fevereiro 21,9 30,1
Março 22,0 30,4
Abril 21,5 31,0
Maio 20,3 31,1
Junho 17,7 32,0
Julho 15,9 33,7
Agosto 15,7 34,6
Setembro 19,5 34,2
Outubro 21,3 32,4
Novembro 21,9 31,2
Dezembro 22,5 30,1

www.cristalinolodge.com.br

PUBLICIDADE