PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Um pouco da bélgica

Um pequeno país espremido entre a França e a Holanda. Apesar de sua pequena extensão territorial, a Bélgica possui dois idiomas nacionais, o francês e o flamengo, cada idioma falado por aproximadamente a metade da população. O flamengo, para quem não sabe, nada mais é do que o holandês com pronúncia diferente. Num país rico e quase sem problemas sociais, os belgas, embora sejam um povo alegre e pacífico, brigam para decidir em que língua uma placa de sinalização deve ser escrita.

As maiores atrações turísticas da Bélgica são suas lindas cidades, muitas das quais guardam um ar bem medieval, desde grandes centros urbanos com praças, igrejas e edifícios encantadores, como Bruxelas e Antuérpia, até bucólicos vilarejos, como os da região da Valônia.

Em todo lugar, na Bélgica você verá quiosques que vendem batatas fritas.: o programa favorito dos belgas é comer mariscos com batatas fritas (mania nacional) e tomar ótimas cervejas (outra mania). É bom lembrar ainda que quem gosta de frutos do mar, cerveja, queijos e chocolates encontrará na Bélgica o paraíso!

Bruxelas

É a capital do país e da Comunidade Europeia. Lá se fala principalmente o francês, mas também o flamengo, um dialeto holandês. A cidade é bem agradável, principalmente seu centro histórico constituído pela Grand Place e seus arredores. Aliás, a Grand Place é considerada uma das mais belas mundo. É aquele tipo de atração que você não pode perder.  Bruxelas é também uma excelente base para você visitar o país, que é pequeno. Você dorme em Bruxelas, anda uma meia hora ou uma hora de trem, visita outra cidade e volta no final da tarde. Bruxelas tem bons museus, como o Museu Real de Belas Artes e o Museu Magritte. Marcas registradas da cidade são o moderno Atomium, gigantesca estrutura futurista, e o Manneken Pis, escultura em bronze de um menininho urinando, do século XVII.

Bruges

Uma das cidades belgas mais querida pelos brasileiros é a medieval e romântica Bruges, muito bem preservada. A cidade, cortada pelo rio Dijver, é toda cortada por canais. De barco, passeando pelos canais de Bruges pode-se apreciar melhor sua arquitetura rebuscada e charmosa, um dos orgulhos belgas. A cidade abriga um bom número de construções medievais de seu período de apogeu, nos séculos XII e XIII, quando Bruges foi um grande centro europeu de comércio de tecidos reputados em toda a Europa. Sua Stadhuis (prefeitura) é uma das mais bonitas de toda a Bélgica. Também vale a pena dar uma olhada no Museu Brugge (Museu de Bruges) que reúne importante coleções de arte, móveis e objetos antigos.

Louvain

Cidadezinha bastante simpática e repleta de estudantes é Louvain, a apenas 20 minutos de trem de Bruxelas. Situada na região flamenga da Bélgica, Louvain conserva um belo centro medieval. A presença de estudantes do mundo inteiro torna Louvain uma cidade animada. A cidade é famosa também por suas fábricas de cerveja. Merecem um olhada o Hôtel de Ville (prefeitura), a Igreja de Saint Pierre, e a de Sainte Gertrude, os Halles aux Draps, e a Maison vant Sestich.

Antuérpia

A principal cidade flamenga da Bélgica, conserva um bonito bairro histórico medieval em torno do Grote Markt, a praça do mercado. Na praça fica o Stadhuis, o prédio da prefeitura, erguido na segunda metade do século XVI e a catedral, a Once Lieve Vrouwe Katedraal. Nessa região estão alguns edifícios que foram sedes de guildas medievais (coorporações profisisonais da Idade Média), como o Vleeshuis. O mais importante museu de arte de Antuérpia é o Koninklij Museum voor Schone Kunsten com uma importante coleção de obras de artistas flamengos e de outras regiões da Bélgica e de outros países da Europa. Também é interessante, se você interessa por arte, visitar a casa onde viveu o pintor Rubens, a Rubenshuis, decorada com móveis de época.

 

Fonte: Manual do Turista

Foto: Pixabay

PUBLICIDADE