Início Destaques Uruguai: uma viagem por sua música e cultura

Uruguai: uma viagem por sua música e cultura

COMPARTILHAR
Por Marcos Arruda

Quando o isolamento começou a movimentação em busca para adaptar-se e entreter o público deu-se rapidamente dentro da indústria cultural do Uruguai, que acompanhou toda a transição do mundo de apresentações física para a digital.  Essa transformação chegou para ficar, à medida que a cada dia surgem novas maneiras de produzir lazer de forma inovadora e com extrema excelência na qualidade.

Foto: Luciano Supervielle estreou Concertos Tinker com um grande show ao vivo (Imagem: Portal Montevideo)

O menu cultural vai desde “lives” com reprodução da música uruguaia às sextas-feiras, 22h, até aplicativos que incentivam o consumo da música do país, com o intuito de manter o setor aquecido, o único pedido é escutar.

A música alivia a alma, acalma a mente e a boa música nos ajuda a passar por esse período de forma branda enquanto aguardamos que tudo isso passe.

Segue abaixo uma seleção de ações para o brasileiro desfrutar:


  • Conciertos Tinker

Todas as sextas-feiras, às 22h, no Facebook Live será produzido um encontro gratuito com a música uruguaia em quatro câmeras. O ciclo, já tem diversos artistas confirmados; nessa sexta, 15 de maio se apresenta Florencia Núñez; no dia 22 de maio Malena Muyala e no dia 29, Hugo Fattoruso.

https://www.facebook.com/pg/Conciertos-Tinker-103944324621817/about/?ref=page_internal

Depois de cada show uma versão editada estará disponível no Youtube para ver on demand.

  • Filarmônica de Montevidéu

A música pode nos transportar rapidamente e nesse sentido o “Concierto Raíces” da Filarmônica de Montevidéu, comandado pela brasileira Ligia Amadio, nos faz viajar por um repertório diversificado uruguaio de todos os tempos, interpretados por Mônica Navarro, Samantha Navarro, Ana Prada e Christian Cary.

https://www.youtube.com/watch?v=PN9xyng30g8

  • Sala Zitarrosa

A emblemática sala musical de Montevidéu, por sua vez, lançou o ciclo “Mi canción mi escenario”, onde artistas nos mostram as canções direto de suas casas. Hugo Fattoruso, Papina De Palma, Carmen Pi, Malena Muyala, Mandrake Wolf, Ana Prada, Edu Lobardo e Guada Romero, são alguns dos participantes. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube da Sala e na Plataforma CREA do Plano Ceibal.

https://www.youtube.com/user/LaSalaZitarrosa/videos

  • Plataforma Mus

O app de música uruguaia MUS gerou o fundo #UnidosConMúsica para ajudar aos artistas uruguaios. A forma de colaborar é escutando-os. O app está disponível para iOS e Android. Mais informações:

http://marcapaisuruguay.gub.uy/unidosconmusica-la-ayuda-para-los-artistas-nacionales-esta-al-alcance-de-tu-mano/

  • Visitando o Teatro Solís

O Teatro Solís, inaugurado em 1856, é um dos prédios mais emblemáticos de Montevidéu. Tem capacidade para 1500 expectadores e é um dos cenários mais importantes do país, com uma programação chamativa e extensa, inclui os espetáculos da Comédia Nacional, mas também recitais e eventos dos mais diversos gêneros. Neste período, de quarta a domingo o Teatro Solís oferecerá em seu canal de Youtube, uma variada programação com concertos, peças de teatro, documentários e conferências, todos com acesso gratuito.

Além do teatro, você pode fazer um tour virtual 360º pelo emblemático edifício.

https://uruguay360.com.uy/uruguay/montevideo/teatro


SERVIÇO:

Mais informações sobre o Uruguai podem ser conferidas nas páginas da marca país Uruguay Natural:

https://www.turismo.gub.uy/index.php/pr/ViajeDecasa