PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Visitação em Itaipu cresce 20%; semestre recebeu quase 300 mil turistas

As atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), receberam 299.231 visitantes no primeiro semestre do ano. O número é 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O balanço foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (3) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina.

O passeio que mais recebeu turistas foi a Visita Panorâmica, com 187,5 mil visitantes, número 12% superior ao de 2016. Já a atração com maior crescimento porcentual foi o passeio com o barco Kattammaram pelo Lago Itaipu – salto de 128% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em junho, último mês do semestre, o aumento na visitação foi ainda maior – de 27,8%. Foram 36.052 turistas, ante 28.205 de junho do ano passado.

“Com a retomada da economia, a procura dos brasileiros por visitarem destinos dentro do País tem aumentado consideravelmente, o que refletiu neste aumento”, avalia Yuri Benites, gerente do CTI.

Para a alta temporada de julho, mês de férias escolares, o CTI preparou uma série de medidas para enfrentar a alta no movimento. A Visita Panorâmica, por exemplo, a mais procurada pelos turistas, terá saídas a cada 15 minutos – o normal é uma saída a cada 30 minutos. No Circuito Especial, serão seis saídas diárias, com 40 visitantes atendidos em cada horário.

Já o Polo Astronômico passará a ter quatro saídas diárias e ganhará uma promoção exclusiva, chamada Universo Itaipu, na qual o turista ganha desconto de 50% de desconto no atrativo se adquirir também a visita Panorâmica ou o Circuito Especial.

Os visitantes que fizerem Panorâmica ou Circuito Especial terão ainda desconto de 10% no almoço no Porto Kattammaram.

Moradores da região não pagam

Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.

Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.

Cataratas do Iguaçu

No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, a visitação teve um aumento de 14% no semestre. Foram 775,5 mil turistas neste ano, ante 680 mil registrados no mesmo período do ano passado. A administração do parque avalia que, se for mantido esse ritmo, é forte a chance de quebra do recorde anual de visitação. O recorde foi registrado em 2015, quando 1,6 milhões de turistas visitaram o parque.

PUBLICIDADE