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Hotéis ‘econômicos’ crescem no Brasil


A estrutura hoteleira do país, que tem ganhado corpo com grandes eventos como a Copa do Mundo (realizada no ano passado) e a Olimpíada de 2016, vai ganhar neste ano o reforço de grandes redes estrangeiras de bandeiras econômicas –geralmente voltadas para turistas de negócios.

No final de dezembro, a Red Roof, que tem cerca de 400 unidades nos Estados Unidos, anunciou uma parceria com o grupo Nobile, de Brasília, para a abertura de 35 a 40 hotéis até 2025.

O primeiro endereço deve ser inaugurado na capital federal no segundo semestre –o valor das diárias não foi definido, mas, segundo a empresa, seguirá a “média do mercado”; no hotel da rede em Miami (EUA), elas partem de US$ 131 (R$ 350).

Para a abertura das demais unidades, hotéis com a bandeira Nobile (presente em sete Estados) serão reformatados. Ainda de acordo com a empresa, cidades menores, além de capitais, podem receber hotéis Red Roof.

Outra rede que inicia em 2015 uma expansão é a americana Wyndham, que já opera duas unidades da bandeira Super 8 em Minas Gerais (em Confins e Santa Luzia), com diárias a partir de R$ 138.

O primeiro passo são hotéis Super 8 em Caxias do Sul (RS) –previsto para começar a funcionar já no primeiro semestre–, além de Bento Gonçalves (RS), Congonhas e Uberlândia (MG).

A rede já prevê, em outras cidades chamadas “secundárias” (que ainda não foram definidas), outras sete unidades, que envolvem também uma segunda bandeira, a Travelodge, de diárias mais baixas (na faixa de R$ 110).

Elas devem ficar nos Estados de SP, RS, SC e MG.

Uma terceira marca, a Hyatt, oficializou recentemente os primeiros hotéis de sua bandeira econômica, a Hyatt Place, no Brasil.

A unidade de São José do Rio Preto (SP) deve ser a primeira, em 2016, e a expectativa é abrir outras em Sorocaba (SP) e Macaé (RJ) até 2017.

Os hotéis Hyatt Place não têm lavanderia, restaurante ou serviço de quarto, mas mantêm móveis das bandeiras de luxo Grand e Park Hyatt. Em Manhattan, em Nova York, uma noite custa a partir de US$ 199 (R$ 533).

Além dessas três, a rede Blue Tree pode começar a investir em hotéis de perfil mais barato a partir deste ano.

Focada em endereços com quatro ou cinco estrelas, a empresa vai abrir um serviço de franquias que pode envolver hotéis mais baratos.

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