PUBLICIDADE

Região Sul

As delícias de Campos do Jordão

O quintal do inverno 

A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto. O auge da movimentação na cidade é o mês de julho, quando a cidade sedia seu Festival de Inverno – o mais badalado do país. Além dele, o clima frio e as férias escolares fazem com que Campos ferva nesses 30 dias, com dezenas de milhares de pessoas, festas e atrações.

Além do festival, que promove diversas apresentações, muitas empresas montam estandes com ações pela cidade; além disso, as principais atrações e os restaurantes, que normalmente funcionam apenas nos fins de semana, passam a atender todos os dias, oferecendo atrativos especiais para os visitantes.

O lado ruim da temporada é que a cidade fica muito cheia, há muitas filas e o trânsito da pequena cidade para com tantos carros, especialmente aos fins de semana – isso sem falar nos preços mais altos em hotéis e pousadas.

Por esses motivos, quem quiser aproveitar a cidade com mais calma sem deixar de curtir o friozinho de inverno deve se programar para ir em maio ou agosto, quando o clima ainda é favorável mas há muito menos pessoas no Capivari e redondezas.

A cidade, contudo, tem buscado incentivar a visitação em outras épocas, incluindo o verão, quando os enfeites de Natal a tornam ainda mais charmosa e é possível encontrar ótimas pechinchas para se hospedar.  É uma ótima opção para quem quer fugir do calor excessivo do verão, já que a altitude mantém as temperaturas agradáveis na serra.

O que fazer ?

A cidade oferece atrativos para todos os gostos – dos amantes da natureza e de esportes radicais aos que desejam apenas um tranquilo passeio urbano -, porém para montar sua estadia com as atrações certas a pesquisa é fundamental, pois a cidade ainda peca na divulgação. Muitos guias impressos distribuídos por lá estão desatualizados ou reproduzem a versão “oficial” das atrações, onde tudo é maravilhoso e imperdível. Não é. Mas há, sim, muitas atrações excelentes!

Para os apreciadores das artes, um bom roteiro pode ser a visita ao Palácio Boa Vista, sede de inverno do governo do estado. O prédio já vale a visita; além disso, ele conta com um acervo de 3.500 obras de arte e as visitas guiadas são gratuitas. Ali perto também é imperdível o Museu Felícia Leirner, com obras da escultora ao ar livre. O parque abriga ainda o auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O Horto Florestal é destino certo para os que buscam o contato com a natureza, permitindo agradáveis trilhas em meio à mata.

Não importa a sua escolha, no fim da tarde, é nas ruas enfeitadas do Capivari que todos se encontram para curtir o clima frio, passear, fazer compras ou mesmo sentar-se e apenas observar o vaivém dos turistas, elegantes em seus cachecóis e sobretudos. Soltando a imaginação, o cenário com ares europeus ajuda a relembrar viagens passadas ou a sonhar com as futuras.

 

Centro de Capivari

Arquitetura da cidade

São muitos os restaurantes da cidade

O famoso teleférico local

PUBLICIDADE