Início Destaques China curiosidades, cultura e evento no Brasil

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

COMPARTILHAR

Por: Deusa Rodrigues

China Curiosidades. cultura e evento

A China, com suas curiosidades e cultura, faz-se presente com evento no Brasil. O maior parceiro comercial do Brasil, a cada dia, reforça os laços culturais entre as duas nações. Com a demanda crescente de investimentos no nosso país, o interesse pelo idioma e pela cultura aumentam de ambos os lados. Um dos exemplos são as comemorações do Ano Novo Chinês. São Paulo, que concentra boa parte da colônia chinesa, além de muitos negócios, comemorou a data, por exemplo, com eventos na Liberdade e no Ibirapuera. Já o Instituto Confúcio promoveu a comemoração bacana na FAAP. Eu estive lá para conferir e fiz minha primeira aula de chinês. Com certeza meu interesse de voltar a China aumentou depois dessa experiência.

 

China curiosidades, cultura e eventos

Curiosidades da China

Para nós brasileiros, há muita curiosidade por esse país distante do Oriente e tão diferente. Algumas das curiosidades chamam a atenção dos brasileiros:

– Idioma e os caracteres: um detalhe importante é tom da vogal. Palavras iguais podem se diferenciar pelo tom falado;

– Culinária exótica com animais: exemplo disso é a sopa de ninho de andorinha. Eu provei em Hong Kong e ficou na memória essa iguaria exótica;

– O povo chinês adora a comida brasileira e, a comida chinesa, já caiu por aqui no gosto do nosso país;

– Cumprimento social: nunca abrace um chinês quando for apresentado, nada de intimidades;

– O chinês não sabe dizer “não”, mas isso o brasileiro também compreende bem;

– O povo chinês é sempre muito esforçado nos negócios – e a qualquer hora;

– “One belt, one road” – uma iniciativa do governo chinês, que se trata de sua nova estratégia econômica baseada na antiga Rota da Seda. Na versão do Século XXI, a rota incluirá Europa, Ásia e África, como domínio chinês. A iniciativa está prevista para ter início em 2049.

Cultura da China:

Aulas de Chinês – Instituto Confucio.

Aprender chinês – mandarim está em alta entre jovens brasileiros, de olho no mercado de lá em expansão. Eu participei de uma aula demonstrativa do Instituto Confúcio durante o evento do “Ano Novo Chinês na Faap”. Foi muito interessante aprender um pouco sobre os caracteres e o tom das palavras. Muitas vezes a mesma palavra tem significados diferentes de acordo com o tom utilizado.

China curiosidades, cultura e eventos

Instituto Confúcio está presente em vários países do mundo: são ao todo 580 institutos para promover o idioma e a cultura. Os alunos que participam dos cursos têm a oportunidade de participar de uma Missão para a China para trocar experiências e conhecer mais sobre aquele país.

China curiosidades, cultura e evenetos

 

Caligrafia chinesa – caracteres

caligrafia chinesa é uma arte. Os traçados com pincel e tinta chamam a atenção dos ocidentais. O shūfǎ, como são chamados os caracteres chineses, que podem ser traçados de acordo com os cinco estilos históricos. No “Ano Novo Chinês na Faap”, a caligrafia chinesa esteve entre os atrativos do evento.

 

China curiosidades, cultura e eventos

China curiosidades, cultura e eventos

 

Horoscopo Chinês

Os doze signos do horóscopo chinês são relacionados aos 12 animais que teriam se apresentado a um chamado de Buda. Cada ano é reservado a um dos 12 animais. De acordo com o ano de nascimento da pessoa, ela pode ter  as características do animal.

China curiosidades, cultura e eventos

 

Começou agora em 2019 o ano do porco, um ano de abundância e prosperidade.  Deve-se tomar cuidado com os abusos na alimentação e exageros de modo geral. Uma das curiosidades da China.

China curiosidades, cultura e eventos

 

Gastronomia na China

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que, por exemplo, o macarrão foi inventado na China. Foi através do explorador italiano Marco Polo que o macarrão teria sido levado da China para a Itália. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa. Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian. É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições. Esta é uma das curiosidades da China, que vale a pena conhecer.

China curiosidades

 

Cerimônia do Chá – hábito da China

O chá teve origem na China, inicialmente como medicinal e posteriormente como costume da cultura. A cerimônia do chá é uma tradição com influência do Taoísmo e Zen Budismo. Está ligado a uma forma de meditação, por isso deve feito com calma.

China curiosidades, cultura e eventos

O preparo segue um cerimonial com protocolos, de manuseio e utensílios. Cada cerimônia é única e não pode ser reproduzida. Eu participei de uma demonstração da cerimônia do chá, experimentando posteriormente o chá verde.

China curiosidades, cultura e eventos

Ano Novo Chinês e a presença no Brasil

O “Ano Novo Chinês” é comemorado em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. A forte presença da colonia chinesa no Brasil, aliado aos interesses econômicos, tem como consequência eventos pelo país. A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil. O “Ano Novo Chinês” é uma oportunidade para conhecer mais da cultura do país. São importantes também para incentivar as viagens. Conheça mais sobre o turismo na China.

China curiosidades, cultura e evento

Evento em São Paulo – Instituto Confúcio

No evento do “Ano Novo Chinês” em 15 de fevereiro,  realizado pelo Instituto Confúcio e Faap, houve demonstrações da cultura. O ponto alto do evento foi uma criativa parceria cultural: a Dança do Dragão com o Olodum. Eu, quando vi a apresentação senti imediatamente a conexão. Há uma sinergia entre o som dos batuques com a dança, além das cores alegres de ambos.

China curiosidades cultura e evento

Uma curiosidade: o Olodum se apresentará na China este ano, em comemoração aos 40 anos do grupo. O mesmo já se apresentou em 39 países para mostrar a cultura do Brasil e agora chegará à China. Segundo João Jorge, presidente do Olodum, que entrevistei, haverá shows e palestras. O objetivo será a interação entre as duas culturas.

China curiosidades, cultura e evento

Os convidados, os estudantes e as equipes da Faap, caíram na dança, contagiados pela alegria da China com o Olodum.

China curiosidades, cultura e eventos

Para finalizar o evento do “Ano Novo Chinês” foi oferecido um bolo maravilhoso, com frutas vermelhas, feito por um chef renomado da Faap. O interessante design do bolo, teve o porco e ano de 2019, como destaque.

China curiosidades, cultura e eventos

China curiosidades, cultura e eventos

 

A China no Brasil – Ibrachina

Instituto Sócio Cultural Ibrachina tem como objetivo incentivar a cultura entre China e Brasil. Há diversos projetos para integração dos dois países.

China curiosidades, cultura e eventos

 

A viagem do Olodum a China é uma iniciativa do Ibrachina. Uma parceria também com a Faap. O presidente do Ibrachina, me informou sobre os projetos e atividades.

China curiosidades, cultura e eventos

Agora quero planejar minha volta a China, para acompanhar as mudanças, que ocorrem a cada ano. Também quero conferir novamente de perto, as curiosidades da China.

China curiosidades, cultura e evento

https://blog.deusarodrigues.com.br/