Início Destaques Uso do cartão pré-pago é alternativa para viagens internacionais

Uso do cartão pré-pago é alternativa para viagens internacionais

COMPARTILHAR
Foto: Reprodução

Utilizar cartões pré-pagos está sendo comum na vida dos brasileiros. A modalidade cresceu 66,5% em 2018, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Além de ser uma ótima alternativa ao uso do papel moeda em viagens internacionais, oferece o mesmo nível de praticidade e segurança em relação a outras modalidades de pagamento eletrônico.

O Instituto de Pesquisa Datafolha e a Mastercard realizaram uma pesquisa para entender os hábitos de compras dos brasileiros no exterior. No resultado, 40% dos viajantes brasileiros já utilizaram cartão pré-pago pelo menos uma vez em viagens internacionais.

Ainda segundo o levantamento, os viajantes brasileiros utilizam, em média, dois tipos de gestão do orçamento durante a viagem. Entre os entrevistados, 43% usam anotações em caderno ou agendas e 36% utilizam planilhas no computador. Já 29% afirmam que não o controle é feito “de cabeça”.

Os fatores que influenciam a escolha do meio de pagamento são a praticidade, praticidade, facilidade e aspectos financeiros (câmbio e tarifas). Para 71%, o destino da viagem também é um fator importante.

A taxa de câmbio também é um ponto importante para os brasileiros: os respondentes afirmaram que pesquisam as tarifas antes de realizar a compra, e entre eles, 53% adquirem a moeda internacional quando os valores estão em baixa, enquanto 51% deixam para adquirir a moeda poucos dias antes da viagem. Apenas 11% compram moeda estrangeira constantemente.

Utilizando um cartão pré-pago, o viajante fixa a taxa de câmbio, podendo viajar com até 6 moedas estrangeiras em um único cartão.