Início Destaques Vai viajar? Não se esqueça de checar seu calendário de vacinação

Vai viajar? Não se esqueça de checar seu calendário de vacinação

COMPARTILHAR
O Serviço de Vacinação da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta sobre a importância de manter o calendário de vacinal atualizado e assim garantir uma viagem mais segura. Quem for passear deve ficar atento e, pelo menos 10 dias antes do embarque, deve atualizar a vacinação seguindo as recomendações do calendário nacional. No Serviço de Vacinação da Unidade Campo Belo, adultos e adolescentes a partir dos 14 anos conseguem realizar a imunização preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Dr. Pedro Chocair, nefrologista e Coordenador Médico da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que, em tempos de fake news, é importante ressaltar que as vacinas são seguras. “Toda vacina, antes de chegar ao paciente, é licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realiza diversas fases de avaliação, desde o processo de desenvolvimento até a produção e fase final de aplicação. É importante entender que com a vacinação estamos garantindo que as pessoas tenham mais saúde”, afirma o médico.

O Hospital sugere que antes de ir ao Serviço de Vacinação o paciente entre em contato pelo telefone (11) 2344-2735 para esclarecimentos adicionais. O horário de funcionamento do Serviço de Vacinação da Unidade Campo Belo é das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira. A maioria das vacinas podem ser administradas no mesmo dia.

De acordo com o calendário nacional do Ministério da Saúde, a população com idade entre 20 e 59 anos deve tomar as seguintes vacinas, salvo contraindicações.

• Hepatite A e B
• Tríplice Viral
• Tríplice Bacteriana
• Pneumocócica
• Meningocócica
• HPV
• Febre Amarela
• Influenza (anual)
• Herpes-zóster (*voltada para pessoas acima de 50 anos)
Transplantados e pacientes imunodeprimidos

Pacientes imunodeprimidos ou com diagnóstico de câncer também devem ser vacinados, porém, com restrições em razão da imunidade comprometida. Os sites do Ministério da Saúde (http://saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/#calendario) e da Sociedade Brasileira de Imunização (http://sbim.org.br/) oferecem informações adicionais.

De acordo com o Dr. Ivan França, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os pacientes em tratamento oncológico ficam com a imunidade reduzida e mais suscetíveis às doenças infecciosas, portanto, antes de iniciar tratamento devem consultar o seu médico.

Calendário Nacional de Vacinação

Adolescentes, gestantes e profissionais de saúde têm calendário vacinal específico, para saber quais fazem parte do calendário de cada grupo basta acessar o site do Ministério da Saúde: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/#calendario ou o da SBIM: http://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao. “É importante manter a carteira de vacinação sempre atualizada e não deixar para a última hora para se vacinar”, reforça o Dr. Pedro Chocair.
(Foto: Reprodução)