Início Destaques 7 motivos que provam: viajar faz bem à saúde

7 motivos que provam: viajar faz bem à saúde

COMPARTILHAR

Todo mundo que gosta de viajar vai arrumar motivos e argumentos para convencer que este hábito, além de delicioso, faz bem à saúde.

Mas nós listamos alguns motivos que vão convencer até o leitor mais caseiro a fazer uma mala e partir no próximo trem. Com indicação médica, é claro 😉

1. Promove atividade física

Não tem como fazer uma viagem para um lugar maravilhoso e ficar deitado na cama do hotel, certo? Então, eis aqui nosso argumento: viajar te faz ter vontade de fazer uma atividade física. Nem que seja uma caminhada entre um ponto turístico e outro.

Claro que existem viagens e viagens. A caminhada que você vai fazer do restaurante até o bar de um resort é bem diferente da caminhada até as ruínas de Macchu Picchu, no Peru. Mas qualquer caminhadinha já está valendo, viu?

O mesmo serve para uns mergulhos na piscina, cachoeira, ou mesmo uma partidinha de vôlei ou tênis na quadra do hotel.

2. Desestressa

Como ficar emburrado com o trabalho olhando a bela vista da praia de Copacabana? E mesmo aos que preferem outros destinos, certamente a viagem é uma fuga da rotina, com opções diferentes de lazer e que direcionam teu pensamento para outras ideias (ou ideia nenhuma). Quer um descanso maior para o cérebro que ficar boiando nas piscinas naturais de Bonito (MS)?

3. Relacionamento humano

Não tem como viajar e ficar de braços cruzados sem falar com as pessoas. Numa viagem, acabamos nos abrindo e batendo papo com todos. Desde e camareira do quarto, até o recepcionista do hotel e o garçom do restaurante. Fora os também turistas das mesas ao lado. E não há nada melhor para a saúde que dar umas risadas. Rir produz os hormônios endorfina, dopamina e serotonina, que protegem o coração contra infarto, trombose e acidente vascular. Quer remédio melhor?

4. Experiência gastronômica

Mesmo que você não seja aqueles com o paladar mais aberto para experimentar delícias locais, uma coisa ou outra vai acabar comendo. Essa variedade de iguarias, temperos e ingredientes típicos de cada região pode fortalecer o organismo e introduzir vitaminas que normalmente não consumimos. Sem contar aquela história do vinho que, na quantidade certa – uma taça por dia, faz muito bem ao coração.

(Só não vale passar a viagem toda virando garrafas, ok?)

5. Estimula as habilidades cerebrais

Uma coisa é certa: tanto seu lado esquerdo quanto o direito do cérebro voltarão de qualquer viagem mais fortalecidos. O lado esquerdo, por exemplo, da lógica, comunicação e raciocínio, vai exercitar a conversão de moedas, contagem do troco, localização no mapa, entre outras habilidades essenciais de qualquer viajante. Já o lado direito, das artes e criatividade, vai focar, claro, em tirar fotos, registrar momentos, montar os looks, brincar com cores na comida e na paisagem.

6. Ajuda a planejar e se organizar

A saúde financeira também é um ponto a ser citado, afinal de contas. Viajar ajuda a se organizar, poupar uma grana, elencar prioridades de gastos. Além disso, dependendo da viagem, você precisará aprender a ser prático, carregar poucas roupas numa mala leve, pequena e objetiva. No caso de um intercâmbio, nunca subestime o aprendizado de um ônibus errado ou documento perdido.

7. Multiplica seu conhecimento de si mesmo e do mundo

Seja em família, casal, grupo ou sozinho, você nunca volta de uma viagem do mesmo jeito que foi. Sempre vai trazer consigo novas experiências, opiniões, culturas e visões de mundo. Sem contar os novos contatos, amigos (ou amores, quem sabe) que ficam pelo caminho?

Depois de tudo isso… Qual seu motivo para não viajar mesmo?