Início Destaques Lugares para comemorar o feriado de Corpus Christi

Lugares para comemorar o feriado de Corpus Christi

COMPARTILHAR

Muitas pessoas gostam de observar e participar de festas e decorações para o feriado de Corpus Christi, independente de religiões. Há muito tempo, no Brasil, é tradição enfeitar as ruas nesta data, com símbolos religiosos para a benção de todos.

Aqui estão algumas das cidades com as mais belas decorações pela data de Corpus Christi:

Matão/SP

Um pouco mais de 300 km de distancia da capital, é o destino tradicional para as festas de Corpus Christi. Todos os anos acontece a procissão que se inicia as 4h e termina as 16h, onde se reúnem moradores, artistas e visitantes, para montar o tapete na via principal da cidade. É formado por 70 toneladas de materiais, entre eles, flores, vidro, areia e serragem.

A festa também conta com feira de artesanato, apresentações musicais e vendas e exposições de flores.

Santana de Parnaíba/SP

Uma cidade de interior, porém um pouco mais próxima a capital, podendo fazer viagens de um dia. A cidade é tradicional em relação a festividade.

A programação se inicia cedo com a montagem do tapete que se estende nas vias principais da cidade, tendo também missas especiais ao longo do dia, na igreja matiz.

Paraty/RJ

Apesar de não ser um clima de praia nessa época, as ruas charmosas de Paraty ficam ainda mais lindas e enfeitadas. A procissão passa com todo charme e beleza de um dia de verão. Eventualmente, com festivais que agitam ainda mais a festividade do feriado.

Mariana/MG

Uma cidade com enorme tradição religiosa desde o século 18, aguardada com ansiedade pelos turistas e moradores nesta época do ano, com o intuito de ver a festa acontecendo. Com o fim do dia, havendo uma missa, e a procissão segue pelo lindo e tradicional tapete que se estende pelas principais ruas.

Ouro Preto/MG

Ouro preto fica a 98 km da capital de Minas Gerais, uma cidade de grande tradição também, suas ruas de paralelepípedos dão espaços a muitas igrejas. Como de costume a procissão sai pelas ruas enfeitadas pelo tapete tradicional, e no percurso são dadas três Bênçãos Eucarísticas.

Pirenópolis/GO

A cerca de 130 km de Goiânia, a celebração começa no dia anterior, com a confecção do tapete nas ruas. A procissão acontece logo ao amanhecer e os dias que acontecem os festejos, são marcados pelas Cavalhadinhas, representações teatrais feitas por crianças, encenando os torneios medievais que aconteciam na cidade.

Foto: Pixabay