Início Destaques Um final de semana em Porto Alegre

Um final de semana em Porto Alegre

COMPARTILHAR

Querendo passar dias agradáveis em Porto Alegre? Super indico, no último final de semana eu estive por lá. O foco foi a feira de turismo UGART, mas claro, não aguentei e fui conhecer um pouco da cidade. Lugares imperdíveis:

  • Usina do Gasômetro
  • Parque Farroupilha
  • Pôr do sol do Guaíba
  • Mercado Público
  • Arena do Grêmio e Beira-Rio  

Se você quer aproveitar ao máximo a sua estadia na histórica capital dos gaúchos, nada como olhar os nossos roteiros para Porto Alegre. A cidade oferece ótimas opções de passeio, em todas as épocas do ano, para você, a sua família e a pessoa que você ama.

Do centro, você pode ir para a Usina do Gasômetro, de onde você tem uma das mais lindas vistas da cidade. A antiga usina, que hoje é centro de visitação e que também recebe eventos e exposições durante o ano inteiro, fica na beira do Rio Guaíba. Você pode fazer um passeio de barco pelas águas do rio, tendo uma bela vista da cidade, e também subir até o último andar da usina para ter uma bela vista de Porto Alegre de cima. Tire muitas fotos e aproveite para caminhar pela orla do rio. E, lógico, aproveite que você já está no local para esperar o pôr do sol no Guaíba, um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul.

No dia seguinte, você pode fazer um passeio tranquilo pelo Parque Farroupilha, mas que é mais conhecido entre os gaúchos como Parque da Redenção. Seguindo os moldes do nova-iorquino Central Park, o Parque Farroupilha conta com amplo espaço verde, trilhas para caminhadas, passeios de pedalinho na lagoa, parques para crianças e parque de diversões, além de bares e restaurantes. Se a sua estadia incluí um domingo, não deixe de ir até o Brique da Redenção, que ocorre todos os domingos de manhã, com a comercialização de antiguidades, produtos artesanais e outros. E, claro, aproveite e tome um tradicional chimarrão para se sentir como se fosse um gaúcho de verdade. Depois desse passeio, você pode explorar a vasta gastronomia no bairro Cidade Baixa, que começa na Avenida João Pessoa, do lado do parque. Esse é o bairro boêmio da capital gaúcha, perfeito para experimentar algumas delícias da cozinha gaúcha e recarregar as energias por ali mesmo! Por fim, se ainda tiver folego,  tem que conhecer os dois estádios dos maiores clubes do Rio Grande do Sul: a moderníssima Arena do Grêmio e o tradicional estádio Beira-Rio. Segundo um amigo gaúcho, o estádio do time da segunda divisão!

O jornalista viajou a convite a ABTLGBT, MHtour e Novo Hotel