PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Dias deliciosos na capital do Uruguai (parte 2)

Por: Liberado Junior

De dia, cafés; à noite, tango

Apreciadores de café têm uma parada obrigatória no centenário Café Brasileiro, em Ciudad Vieja – o mais antigo da cidade e considerado a segunda casa do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Em Pocitos, vários cafés se transformam em pubs à noite, como o caso do Pocitos Diez, onde se pode apreciar um dos melhores cafés e cappuccinos da cidade.

À noite, o Baar Fun Fun (com som de “u”, mesmo) é uma pedida. Se preferir só o passeio, é possível apreciar a musicalidade local, como o candombe, ou mesmo assistir a uma apresentação de tango.

Aliás, conversar com os uruguaios sobre a origem do ritmo, que ganhou notoriedade como sendo argentino, pode levar horas a fio. Eles adoram lembrar que um dos papas do tango, Carlos Gardel, teria nascido mesmo é no Uruguai.

Visite o shopping-penitenciária

Uma visita que não pode deixar de ser feita em Punta Carretas e que deve agradar os apreciadores de uma boa história – e também de compras – é o Puntas Carretas Shopping.

O complexo de lojas e restaurantes foi construído em uma antiga penitenciária, inaugurada em 1910. No início da década de 1970, em plena ditadura, essa prisão foi palco de uma fuga espetacular de mais de 100 presos, todos guerrilheiros – entre eles, o atual presidente do país, José Mujica. O projeto de remodelagem da prisão começou em 1991, e o shopping foi inaugurado em 1994.

Tome um mate. Em qualquer lugar

Como gaúcho, é difícil admitir: mas, sim, a terra do mate é o Uruguai. Por mais queridas que a cuia e a erva-mate sejam por aqui, duvido que em algum lugar se tome tanto chimarrão quanto no país vizinho.

Você sempre vai encontrar gente de todas as idades e classes sociais com o mate na mão e a térmica embaixo do braço. Nas praças, nas lojas, nos ônibus, nos hotéis e albergues, atravessando a rua. Em qualquer momento do dia.

A erva deles é diferente, embora seja importada do Brasil.

Agradecimentos: Oscar Iroldi, Conrad Hotel, Holiday Inn, Puerto de Rocha

PUBLICIDADE