PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

18 das 19 praias de Ilha Bela estão impróprias para o banho

Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 45% do esgoto do país é tratado. O resto, 55% são entregues à própria sorte no ambiente. Um exemplo disso é Ilha Bela, no litoral paulista. A cidade conta com 35 mil habitantes, mas, no verão, o balneário registra a visita de 120 mil turistas lotando as suas praias, que estão cada vez mais poluídas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) classificou 18 das 19 praias analisadas em Ilhabela como impróprias para o banho de mar, como informa o jornal local Litoral Play.

As análises da Cetesb foram feitas durante quatro semanas em 2018, distribuídas nos meses de fevereiro e novembro, tendo se agravado em dezembro e janeiro de 2019, o que levou o órgão a hastear a bandeira vermelha, o que significa alta concentração de poluição fecal nos pontos de coleta de água.

Praias afetadas

As praias mais badaladas são as mais afetadas pela poluição, como: como Curral, Feiticeira e Ilha das Cabras, ao sul, e Saco da Capela, na região central, justamente as mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcam na ilha em transatlânticos. As praias do Portinho e Veloso, que estão localizadas em um santuário ecológico marinho, também não passaram no teste.

O esgoto em Ilhabela não recebe o tratamento adequado: ele passa apenas por uma primeira triagem, que consiste em retirar os resíduos sólidos mais evidentes, como fraldas e absorventes. O que sobra recebe cloro e é devolvido ao mar.

PUBLICIDADE