PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participa, hoje (13), da solenidade de abertura da 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-estar (Termatalia), em Foz do Iguaçu. Também está confirmada a presença do secretário de Turismo e Esporte do Paraná, João Barbiero, o prefeito Chico Brasileiro e demais autoridades do setor. A feira abre para o público logo após a cerimônia oficial, a partir das 14h, no Recanto Cataratas Convention & Spa.

“Foz de Iguaçu vem diversificando as opções e oferecendo infra-estrutura para grandes eventos e hoje é um destino que vai muito além de seus encantos naturais. No dia 13, por exemplo, vai sediar a abertura da Feira mundial de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar. Já no dia 24, haverá a apresentação da orquestra chinesa de Zhejiang, no Festival da Lua Cheia. O Ministério do Turismo apoia os dois eventos”, destacou Lummertz.

Aproximadamente 1500 pessoas entre visitantes, expositores de destinos nacionais e internacionais, representantes de atrativos termais e de welness spa, profissionais de agências de viagens, especialistas do setor, operadores de turismo e jornalistas de 34 países devem passar pela Termatalia até a próxima sexta, 14. A feira é realizada pela primeira vez em um país de lingua portuguesa.

O evento, considerado o maior do mundo no segmento de saúde e bem-estar, começou na manhã de ontem (12) com a abertura do 13º Encontro Internacional de Água e Saúde. O prefeito Chico Brasileiro participou do início das atividades e deu as boas-vindas aos participantes.

Segundo ele, “ a Termatalia abre um novo nicho no turismo de Foz e região. Os investimentos dos hotéis e atrativos neste segmento já começaram e as perspectivas são excelentes para a economia local. Foz do Iguaçu é uma cidade das águas, tem uma diversidade de atrativos e possui uma infraestrutura que não deixa nada a desejar para o turista, por isso acredito que seremos um destino termal de destaque no mundo”, avaliou.

Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos. Hoje 6,5% do total de viagens de turismo são escolhidas com base no turismo de saúde e bem-estar, apontam estudos divulgados pela organização da Termatalia.

O diretor da Termatalia, Alejando Rubin Carballo, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz, Gilmar Piolla, o assessor do Diretor Geral de Itaipu Binacional (lado brasileiro), Tercio Albuquerque, o diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Claudio Osaka, o presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros, a vereadora Rosane Bonho e secretários municipais também acompanharam o início das atividades da feira na manhã de ontem.

Atrações

A programação desta quinta inclui paineis sobre hidrologia médica, wellness spa, cidades sustentáveis e cursos, entre eles de Sommerlier de Água. O Director de Hidrología Médica da Universidade Complutense de Madrid e presidente da Sociedade Espanhola de Hidrología Médica, Dr Francisco Maraver, abre hoje a Jornada Hidrológica com a discussão sobre medicina termal.

A Termatalia conta com apoio da Prefeitura de Foz, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Ministério do Turismo e Governo do Paraná.

Fotos: Christian Rizzi

PUBLICIDADE