PUBLICIDADE

Cruzeiros Turísticos

Cenário econômico e ofertas apresentam um novo perfil no turismo

Ainda não sabe para onde ir na Páscoa? Sem dúvidas você pertence ao grupo de viajantes que deixa para a última hora e arrisca não ter mais lugar, pagar mais caro ou, se der alguma sorte, encontrar um boa promoção.

Mas, se você é do grupo que gosta de organização e não quer contar com a sorte, contrariando o famoso ditado que diz que ‘o brasileiro sempre deixa para a última hora’, você integra um novo perfil de turista no Brasil. “Trata-se do Viajante de Promoção”, diz Vanilda Pacine, da Vanilda Viagens, uma das referências no turismo de Palmas. “Não acredito que isso seja reflexo de uma única situação. Acredito que é uma soma de fatores que inclui a crise econômica e um perfil que gosta de promoções, que valoriza a economia na ponta do lápis. Porque é fato: aqui no Tocantins o viajante planeja, pesquisa, checa as promoções e paga antecipadamente suas férias”, diz, ao informar que, em apenas 15 dias de fevereiro, já vendeu mais de 100 pacotes para a  Oktoberfest 2018.

Na outra ponta do mapa do Brasil, no Rio Grande do Sul, o comportamento não é diferente do identificado em Tocantins, e o consumidor procura antecipar o pagamento da viagem, evitando o acúmulo de dívidas. “É praticamente uma poupança de viagem. Sentimos um aumento do público que procura a nossa agência querendo fechar e antecipar o pagamento para que, na data da viagem, o pacote já tenha sido 100% pago, deixando a preocupação com novos investimentos apenas para os gastos no destino”, diz Liciane Rossetto, sócia diretora da 24h Escritório de Viagens, de Porto Alegre (RS).

Quando questionada por prazos que o consumidor pode considerar uma boa promoção, a executiva diz que tem grupos que já fecharam o Carnaval 2019 para um Cruzeiro pela costa do Brasil. “Para os cruzeiros, já fechamos grupos que começaram a pagar, quitando a viagem antes de ela acontecer. No caso de viagens com aéreo, recomendamos para o consumidor procurar fechar com seis meses de antecedência, pois conseguimos algumas promoções nas tarifas aéreas”, diz a executiva.

Ambas as executivas das agências dão dicas para a viagem dos sonhos do “Viajante da Promoção”: planejar, programar, pesquisar, acertar na promoção, fazer um plano econômico e… viajar.

Foto: Freepik

PUBLICIDADE