PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Cursos de férias no exterior ajudam na admissão em faculdades estrangeiras

Os reflexos positivos para a carreira e o crescimento pessoal incentivam os estudantes a cursarem a graduação fora do país. O application, candidatura exigida pela maioria das instituições de ensino no exterior, avalia o perfil do jovem, seu desempenho acadêmico e, muito diferente do vestibular brasileiro, o seu engajamento extracurricular. Participar dos cursos de férias oferecidos pelas faculdades estrangeiras pode valer pontos no processo; além de mostrar a vivência real da experiência, descobrindo se a escolha é adequada, permite contato com novas carreiras, segundo Laila Parada, gerente da consultora educacional Crimson Education no Brasil.
Faculdades renomadas como Harvard, Yale e Stanford oferecem a chance de uma imersão prévia, que pode durar de duas a oito semanas. Nesse período os alunos têm a oportunidade de residir nos dormitórios estudantis, participar de aulas com professores da própria instituição e se relacionar com alunos do mundo inteiro. É um momento para experimentar matérias em diferentes áreas de interesse e as atividades expõem os jovens à realidade das carreiras pretendidas, como acompanhar cientistas em pesquisas de vanguarda e empresas no desenvolvimento de produtos, práticas e tecnologia de ponta.
Além disso, ganha-se prática com o processo de application. Os cursos de férias mais competitivos possuem componentes e critérios de seleção parecidos com o universitário, o que pode ser um bom treino para a candidatura. A participação também pode ser incluída no currículo, mostrando que o aluno busca desafios. “Há alguns programas que podem ser uma indicação do potencial do aluno e dar maiores chances de admissão na universidade, mas não é garantido”, salienta a executiva, que cita UPenn Leadership in the Business World e o Stanford University Mathematics Camp.
Cursos para todos os gostos
Os programas acontecem em sua maioria entre junho e agosto, que corresponde ao período das férias de verão no hemisfério norte – por isso são conhecidos como Summer Programs -, mas há também os oferecidos em janeiro. Especializada em preparar os alunos para que sejam aceitos nas melhores universidades dos EUA e Reino Unido e com aprovação de 99% dos estudantes, a Crimson Education Brasil  lista alguns cursos possíveis para se familiarizar com a faculdade e, em alguns casos, aumentar as chances de admissão:
1 – Tours de universidades: Com temáticas variadas, propõem visitas às universidades de grande destaque na área desejada, momento em que há interação com representantes dos escritórios de admissão e atuais estudantes, além de passeios especiais para que os alunos vislumbrem a futura carreira. Como acontece no Future Financiers Delegation, que a Crimson Education organiza para julho e passa por instituições com destaque em administração, economia e finanças, como Stanford, Harvard e Wharton, e em seguida visita bancos de investimento como Goldman Sachs e Tiger Management em Nova Iorque e empresas de tecnologia no Vale do Silício como Facebook e Google.
2 – Cursos acadêmicos: Exigem um processo de seleção, com diferentes níveis de competitividade, mas oferecem uma experiência em nível universitário. Há programas em que são realizadas diferentes matérias, como economia e programação; é o que fazem no Harvard Summer School, Stanford Pre-Collegiate Summer Institutes e Summer@Brown. Outros contam com uma série de aulas e palestras interdisciplinares, e ao final é realizado um projeto de conclusão, como no Yale Young Global Scholars e Launch X.
3 – Cursos de inglês: Estudar fora do país exige domínio da língua. Por isso, com o objetivo de fortalecer o inglês tanto dentro quanto fora da sala de aula, os alunos frequentam escolas de idiomas ou grandes faculdades: uma imersão para trabalhar a fala, audição, escrita e leitura, que inclui passeios culturais para desbravar a cidade visitada. Entre eles há o Georgetown English Intensive College Prep e o English as a Second Language Summer Program, em Johns Hopkins.
4 – Acampamentos: Comumente buscados por estudantes do ensino fundamental, têm foco em atividades como esportes ou artes, que podem acontecer no campus das universidades, colégios internos ou em sítios próprios. Apesar de não terem um foco acadêmico, proporcionam uma divertida vivência internacional. Como, por exemplo, os acampamentos esportivos da IMG Academy e os programas da Culver Academy.
Além de ser uma viagem para se divertir, os Summer Programs são uma oportunidade de crescimento pessoal e intelectual, por atrair jovens do mundo inteiro, com diferentes culturas e pensamentos. “O aluno deve ir engajado e garantir o maior proveito possível, o que dentre os outros benefícios, pode resultar em uma carta de recomendação do professor do curso”, orienta Laila Parada.
PUBLICIDADE