PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Festa do Vinho na República Tcheca

Se o seu rosto se ilumina  cada vez que alguém menciona a palavra vinho,  sua época favorita do ano na República Tcheca é o início do outono. O tempo da colheita da uva representa o pico da temporada para os amantes do vinho. Em regiões produtoras de vinho, muitas vezes acompanham este evento divertido festivais medievais e mercados. E como a República Tcheca tem muitas regiões vinícolas, aqui estão vários exemplos onde desfrutar a vindima tcheca.

1 – Vindima na Morávia

Provavelmente a Morávia do Sul é a região vinícola mais conhecida da República Tcheca.  E ainda tem a sua própria casta com o nome da região de seu nascimento, Palava, uma área especial em vários aspectos. Protegida pela UNESCO como tendo um ecossistema único, é protegida por especialistas em vinho como um lugar especial para o cultivo de uvas. Um dos seus centros históricos é a cidade de Mikulov, onde vindima será de 8 a  10 de setembro de 2017.

Recentemente a vindima de  Znojmo também se tornou um popular evento cultural, onde a diversão e atmosfera jovial da Morávia do Sul preenchem todo o centro histórico da cidade. Parte do vintage Znojmo, que será realizado de 15-17 setembro 2017, incluirá, como todos os anos, a parada real, uma série de concertos, eventos familiares, experiências culinárias e, claro, vinho em cada esquina.

2 – Celebrações ao vinho em Praga

A Boêmia do oeste  não está muito atrás em relação à tradição vinícola da República Tcheca. Tem  importantes primazias. Como exemplo, os vinhedos do Castelo de Praga, entre os mais antigos do mundo. Mesmo aqui, a colheita é organizada todos os anos.  A vintage do  Castelo de Praga  representa o pico da temporada já que  o excelente vinho, boa comida e alegria alimentam a atmosfera única do Castelo de Praga. Este ano, será realizado de 09-10 setembro de 2017.

Além disso, a tradição vinícola de Praga não termina aqui. Até mesmo uma de suas áreas é chamada Vinohrady (vinhedos). E não é por acaso que a próxima vindima terá lugar aqui. Praga, especificamente o Parque Grébovka em 16 e 17 de Setembro 2017, é certeza de diversão e excelentes vistas.

3 – Vindimas da Boêmia

A vindima também acontece, todos os aos num dos mas belos castelos da  República Tcheca, o Castelo de Karlštejn. Mas este ano será especial porque vai reinar no castelo o espírito de Carlos IV e seu tempo. Este monarca iluminado fundou o castelo e o 700º aniversário do seu  nascimento é festejado aqui . E seu nome pode ser brindado  de 30 setembro – 10 outubro de 2017.

4 –  O que não se pode perder?

Seja qual for a festa de vindima escolhida, não se pode deixar de provar a especialidade tcheca, servida, de acordo com as leis tchecas, unicamente de 1º de setembro a 30 de novembro e elaborada exclusivamente com uvas tchecas.

Seu nome é “burčák”, um mosto parcialmente fermentado que contem uma proporção perfeita  de álcool e açúcar. Porém cuidado! O  burčák é muito sedutor e depois de um copo, virá outro e mais outro…

5 – Continuará…

Caso não possa vir para uma festa de vindima, não se desespere. Em novembro haverá outros eventos relacionados com vinhos, como o festival de São Martinho, que começa dia 11 de  novembro. Além dos locais acima mencionados, outras cidades como Cesky Krumlov ou Kutná Hora também protagonizam essas  festas.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE