PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Hotel Disperso: uma cidade transformada em hospedagem

A Suíça está prestes a ganhar uma cidade-hotel. O minúsculo município de Corippo, o menor do país e hoje com apenas 12 habitantes oficiais em sua área de 7,7 quilômetros quadrados, será inteiramente transformado em um hotel, medida iniciada pelos seus próprios moradores junto da Fundação Corippo como meio de assegurar o futuro a cidade, que corria perigo de extinguir.

“As casas tradicionais, com seus telhados de pedra, permaneceram praticamente inalteradas desde o início do século 20 e estão cercadas por uma paisagem praticamente intocável”, conta o arquiteto e presidente da Fundação Corippo, Fabio Giacomazzi, à associação independente de serviço público multimídia da Suíça, SRG SSR.

A pequena Corippo fica situada perto de Locarno, no Sul da Suíça e onde predomina a língua italiana. Chegou a ter 300 habitantes, mas nos últimos dois séculos foi sendo lentamente abandonada pela geração mais jovem, conta a SRG SSR. Em 1975, a agricultura local havia quase desaparecido.

As autoridades locais lutaram para tentar impedir o declínio e trazer a aldeia de volta à vida, e no mesmo ano Corippo ganhou um prêmio de preservação, como parte do Ano Europeu para a Preservação de Monumentos e Património Cultural. Isso levou à criação da Fundação Corippo, responsável pelo projeto.

A mais recente ideia para “salvar” a cidade é transformá-la em um conceito chamado Hotel Disperso, que visa encontrar uma forma sustentável de salvar locais históricos como Corippo através do Turismo. Assim, a maioria das casas de pedra do vilarejo, quase todas já abandonadas, será transformada em acomodações para os hóspedes – a previsão é que já neste ano o primeiro quarto esteja pronto, embora o empreendimento deva receber visitantes somente em 2019.

O único restaurante do município servirá de recepção e sala de jantar para os turistas. As praças em frente à prefeitura e à igreja da vila se tornarão o lobby. Se tudo correr conforme planejado, um antigo moinho, uma padaria e um antigo edificio para secar castanhas também serão reformados para servir de algum modo aos hóspedes.

 

 

Fonte: Panrotas

PUBLICIDADE