PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Monumento de mais de 5 mil anos ainda é mistério para muitos: conheça Stonehenge

Um dos maiores monumentos do período neolítico do planeta, o sítio arqueológico de Stonehenge atrai milhares de turistas todos os anos, e sua concepção e utilidade ainda permanecem como incógnita para diversos curiosos.

Considerado um patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, a construção começou a ser erguida por volta de 3.000 a.C, onde hoje fica a planície de Salisbury, há 137 quilômetros de Londres, na Inglaterra.

Mas para qual a finalidade de Stonehenge? A renomada historiadora social Merry E. Wiesner-Hanks explica no livro História Concisa do Mundo, publicado pela Edipro, que os conhecimentos sobre as estações do ano eram muito importantes paras os povos que viviam do plantio. Os povos agrícolas começaram a calcular padrões recorrentes do mundo em torno deles e, lentamente, criavam calendários. “As pessoas construíram estruturas circulares com terra que formavam montes ou com pedras enormes chamadas megalitos, para ajuda-los prever os movimentos das estrelas”.  A ideia é de que o monumento tenha sido concebido para que se possa observar com extrema exatidão a ocorrência de datas significativas, como solstícios, equinócios e outros eventos que enunciam as mudanças de estações.

Outros estudos apontam que a construção de Stonehenge foi feita em três fases distintas, com um período de distância entre elas de 2 mil anos. O monumento esbanja mistérios e carrega uma grande parte da história da sociedade. Algumas de suas pedras chegam a medir 9 metros de altura e a pesarem entre 30 e 50 toneladas. Um dos fatos mais curiosos é de as rochas usadas na construção não existiam na região e, ao que tudo indica, elas foram arrastadas por mais de 200 quilômetros. A construção do monumento é fruto de mais de 30 milhões de horas de trabalho.

Atualmente o monumento é rota certeira no caminho dos turistas. As visitas ao sítio arqueológico podem ser feitas em quaisquer épocas do ano. Mas a data que mais atrai as pessoas é o Solstício de Verão, no qual Stonehenge costuma receber cerca de 20 mil pessoas todos os anos somente na ocasião.

Atualmente o monumento é rota certeira no caminho dos turistas. As visitas ao sítio arqueológico podem ser feitas em quaisquer épocas do ano. Mas a data que mais atrai as pessoas é o Solstício de Verão, no qual Stonehenge costuma receber cerca de 20 mil pessoas todos os anos somente na ocasião.


Sinopse: A renomada historiadora social e cultural Merry E. Wiesner-Hanks traz uma nova perspectiva à história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global. Neste livro, conta a história da humanidade como produtora e reprodutora desde o Paleolítico até o presente. Em seus estudos, inclui famílias e grupos familiares, hierarquias sociais e de gênero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo e cultura material. Examina também como essas estruturas e atividades mudaram ao longo do tempo por meio de processos locais e interações com outras culturas. Alarga e prolonga a história da humanidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específicos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários. Apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e particularidades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.

Ficha técnica – Editora: Edipro – Assunto: História – Preço: R$ 79,00 – ISBN: 9788552100263 – Edição: 1ª edição, 2018 – Tradução: Daniel Moreira Miranda – Idioma: Português – Tamanho: 23×16 cm – Número de páginas: 416

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE