PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Na Austrália, escalada em monumento natural será proibida

Icônico monumento natural australiano, a rocha de Uluru, também conhecida como Ayers Rock, terá proibidas as atividades de escalada que muitos viajantes costumam realizar. O conselho do parque natural que abriga o sítio histórico, localizado no meio do Outback australiano, aprovou o banimento da prática devido à importância histórica e cultural do local para os aborígenes.

A proibição valerá apenas em outubro de 2019, mas já há placas no local pedindo às pessoas para não subir na rocha, em respeito às tradições da comunidade aborígene de Anangu. Mas nem todos respeitam a recomendação.

“É um local extremamente importante, não um playground ou parque temático como a DIsneyland”, repreendeu o presidente do conselho, Sammy Wilson, que também faz parte dos Anangu. Segundo ele, já há algum tempo a comunidade aborígene busca interromper a exploração da Uluru, mas há uma pressão contra o movimento devido à importância turística do monumento.

A data escolhida para o banimento definitivo da escalada, 26 de outubro de 2019, foi definida por marcar o 34º aniversário do dia em que a Unesco tornou a Uluru um patrimônio mundial.

 

Foto: Reprodução

Fonte: Panrotas/Travel Mole

 

 

PUBLICIDADE