PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Redução do ICMS deve reduzir o valor da passagem aérea

A decisão do governo estadual de reduzir a alíquota ICMS de 25% para 12% sobre o querosene da aviação foi comemorada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Essa era uma demanda antiga da federação, que espera que a economia se reverta em benefício ao consumidor com preços de passagens mais acessíveis.

Além de estimular a criação e a ampliação de rotas regionais, a decisão fará com que os principais aeroportos paulistas – Guarulhos, Viracopos e Congonhas – aumentem a conectividade com cidades e países, dando aos consumidores a oportunidade de chegar ao seu destino de forma mais rápida, de acordo com a assessoria econômica da entidade. Esse aumento de concorrência nas rotas é um fator que também pode resultar na queda dos preços para o consumidor.

A Fecomercio-SP também celebra a intenção da Secretaria Estadual de Turismo de estimular o chamado stopover, quando o passageiro não tem São Paulo como destino final e aceita ficar um ou dois dias pelas cidades do Estado, o que potencializa o ganho com gastos em hotéis, restaurantes, comércios etc.

Contudo, a ela acredita que a Secretaria de Turismo tem de atrelar a essas medidas à intermediação da liberação de mais verbas para que cidades turísticas estaduais possam melhorar a qualidade dos serviços prestados, como abastecimento adequado de água e obras de saneamento básico, a fim de se evitar esgoto em rios e mares, e disponibilizar estradas para melhor acesso, entre outros.

PUBLICIDADE