PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Roteiros pedagógicos em Minas Gerais

Em pesquisa recente divulgada pelo Instituto DataFolha, o estado de Minas Gerais foi eleito o melhor destino histórico e de natureza do País. Com o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, de acordo com a UNESCO, reserva riquezas naturais e muito conhecimento histórico. Essas características estimulam viagens pedagógicas, com saídas de estudantes de escolas de toda a região Sudeste, com o objetivo de aprender de maneira dinâmica, com riqueza de detalhes a partir da experiência.

A marca Forma Conhecer, operação da Forma Turismo especializada em conteúdo pedagógico, destaca quatro roteiros em Minas Gerais, que proporcionam aos estudantes a transformação do conteúdo teórico em prático, facilitando o entendimento e tornando a disciplina ainda mais atrativa.

História preservada. As Cidades Históricas de Minas Gerais são referências nacionais para a composição da narrativa da história do país, que é preservada em igrejas, museus, ruas e casarios. A partir deste roteiro, os alunos podem estudar ao ar livre as artes de Aleijadinho e Ataíde, grandes nomes da arte barroca. Além disso, é possível estimular o conhecimento entre as crianças e adolescentes sobre o ciclo do ouro, geologia, escravidão, mineração, meio ambiente, Inconfidência Mineira e, até mesmo, a respeito da Segunda Guerra Mundial.

Uma viagem ao passado. Em Tiradentes, os estudantes têm a oportunidade de realizar uma verdadeira imersão no período colonial brasileiro. É possível observar de perto as charretes utilizadas na época, a famosa Maria Fumaça, os casarões preservados e igrejas e museus que retratam a história de Minas Gerais. Os alunos também têm contato com o artesanato e gastronomia local.

Uma imersão preciosa. Diamantina é outro destino que chama a atenção por concentrar parte da rica história do Brasil. A cidade recebeu o nome devido à abundância das pedras preciosas encontradas na região. Na saída pedagógica, os estudantes conhecem detalhes de como o município se tornou  percurso para o controle da entrada e saída de mercadorias, exercendo papel fundamental para o desenvolvimento cultural, político e socioeconômico do País. Diamantina também é conhecida por ser a terra natal de Chica da Silva, escrava alforriada que se casou com um dos homens mais ricos do país daquela época.

Paisagens encantadoras e rica cultura. São João del Rei, por sua vez, garante um grande conhecimento dos tempos do Brasil Colônia. O roteiro conta com visitas às igrejas setecentistas e passeio de Maria Fumaça, que leva os passageiros a uma viagem pelo tempo em meio a paisagens deslumbrantes. O programa se destaca pelas visitas aos museus Ferroviário e da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que apresenta acervo de relíquias históricas sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial.

Crédito: Pixabay

PUBLICIDADE