PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Visitação brasileira nos Estados Unidos apresenta queda

A visitação de brasileiros para os Estados Unidos deve ter uma retomada a partir de 2018. De acordo com previsão lançada pelo Departamento de Comércio norte-americano, o País deve enviar mais de 1,65 milhão de turistas entre janeiro e dezembro deste ano.

A previsão é de que o Brasil perca mais uma posição e se torne o sétimo maior mercado emissor aos Estados Unidos. Os principais países destinos em visitação seguem a sequência: Reino Unido, Japão, China, Alemanha, Coreia do Sul e França. Fronteiriços, México e Canadá não entram para a conta.

Em compensação, 2017 trouxe um resultado negativo na emissão de brasileiros. Com uma queda estimada em 7%, o país deve ter encerrado o ano com 1,57 milhão de viajantes rumo ao destino norte-americano. Os números finais não foram divulgados.

Essa retração, no entanto, não é exclusividade do mercado brasileiro. Entre os dez principais emissores internacionais, seis apresentaram redução no número de turistas neste primeiro ano de governo Donald Trump.

Em resumo, os Estados Unidos receberam 75,1 milhões de visitantes internacionais no último ano, queda de 1% em relação a 2016, apontou o órgão. A US Travel Association revelou nas últimas semanas uma queda em 3,3% em gastos de estrangeiros.

A previsão do departamento norte-americano é de que os Estados Unidos recebam 88,95 milhões de turistas de outros países até 2022. Em comparação com 2016, há um aumento estimado em 17%.

O Brasil terá enviado até lá um total de 1,84 milhão de viajantes, alta de 2% em comparação com 2021.

Após os ataques do 11 de setembro, em 2001, o país teve um declínio expressivo no número de estrangeiros. No ano seguinte ao atentado, foram registrados 41,2 milhões de visitantes. A retomada voltou a acontecer a partir de 2006, com mais de 51 milhões.

Fonte: PANROTAS

Foto: Divulgação

 

PUBLICIDADE