PUBLICIDADE

Mercado

WTM Latin America abre inscrições para o Prêmio Turismo Responsável

Lançado em abril, durante a feira, prêmio terá quatro categorias concorrentes nesta primeira edição

A WTM Latin America inicia processo de inscrições para a primeira edição do WTM Latin America Responsible Tourism Awards. Lançado oficialmente durante a 7ª edição do evento deste ano, o prêmio reconhecerá em quatro categorias as melhores iniciativas do turismo que apresentam soluções efetivas para questões relevantes e urgentes. As informações e regulamento para participar do prêmio estão disponíveis em português, espanhol e inglês por este link.

A premiação coloca o continente latino-americano na rota mundial de reconhecimentos e acompanha o movimento de outras feiras do portfólio que já destacam as melhores práticas do turismo responsável, como é o caso da WTM London, WTM Africa e a ATM, em Dubai.

Para Thais Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America, a inclusão do prêmio na edição latino-americana reforça o compromisso do evento em elevar junto da representatividade de sua marca a importância de ações sustentáveis e responsáveis no setor. “Esse tema é urgente, é para ontem, quem trabalha com turismo sabe disso direta ou indiretamente. Temos que incentivar e reverenciar àqueles que se propõem à transformar a cadeia do turismo e encaram o desafio de promover ações responsáveis e sustentáveis em um universo que ainda encontra muitas barreiras. Sabemos que a atividade gera riquezas, mas também precisa ser responsável pelo impacto de suas atividades perante a comunidade local, o meio ambiente e a preservação dos patrimônios. Por isso, pedimos o engajamento de todos os players do setor em promover esta importante ação junto da WTM Latin America”, reforça.

O Turismo Responsável é um dos temas que permeiam o portfólio WTM. Desde a primeira edição do evento aqui no Brasil, em 2013, a temática é reforçada por meio do Programa de Turismo Responsável. Para 2020, a WTM Latin America avaliará as seguintes categorias: “Redução da pobreza e inclusão”, “Contribuição para a preservação da vida selvagem”, “Melhor atração do patrimônio cultural” e “Melhor destino para o turismo responsável”.

A coordenação do prêmio é de responsabilidade de Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America, que ressalta a importância de incluir no calendário oficial do evento a atividade. “Selecionamos as categorias que mais se destacaram ao longo da história da premiação-mãe, realizada em Londres desde 2004, e trouxemos para essa edição de estreia no Brasil”, explica o conselheiro.

As inscrições para todas as categorias estão abertas no site da WTM Latin America e é possível conhecer mais sobre cada modalidade aqui. Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário com informações básicas e fazer o download do documento de inscrição em seguida. Mais informações podem ser conferidas no blog da WTM Latin America.

Confira as categorias

Melhor em redução da pobreza e inclusão:
 reconhece prestadores de serviços de viagens que veem o turismo como estratégia para mudar a realidade local. Para isso, criam experiências de viagem memoráveis com o objetivo de alcançar considerável redução da pobreza, incluindo pessoas marginalizadas, e criando formas e valores compartilhados e inclusivos.

Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem: o objetivo é premiar iniciativas que incluam a observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, meios de hospedagem ou outros que atuem em prol da preservação da vida selvagem e dos habitats naturais.

Melhor atração do patrimônio cultural: busca dar luz a locais totalmente preservados, a tradições e cerimônias ancestrais, exemplos comprovados de recursos culturais, históricos ou naturais voltados para o turismo.

Melhor destino para o turismo responsável: 
 voltada para destinos que promoveram o desenvolvimento local sustentável.

PUBLICIDADE