PUBLICIDADE

Gastronomia

Conheça pratos turcos fáceis e saudáveis

A Turquia é um país milenar, com uma cultura e uma história riquíssimas, que atravessam os séculos. Mas essas não são suas únicas preciosidades, o país também tem uma gastronomia bem característica também e muito saborosa, composta por receitas saudáveis, já que grãos e vegetais são consumidos em grandes quantidades na dieta do país.

O tipo mais simples e básico de prato incluindo vegetais, é preparado geralmente cortando-se um legume principal, como a abobrinha ou a berinjela, e combinados com tomates, pimentões e cebolas, que recebem um sabor especial pois são cozinhados lentamente na manteiga. Este é um prato simples para ser apreciado com pães frescos. Uma refeição satisfatória em si.

Já alguns vegetais são preferencialmente regados a azeite. Este seria o terceiro de uma em uma refeição feita com de “cinco pratos” – inciado por uma sopa e seguido de um prato principal, como arroz ou Börek (pequenos pastéis de massa recheada com carne, queijo, espinafre ou outros legumes) e um vegetal ou carne, antes da sobremesa e de frutas. Praticamente todos os vegetais, como os feijões frescos, alcachofras, raiz de aipo, berinjela, feijão ou abobrinha, podem ser cozidos em azeite, e são tipicamente consumidos à temperatura ambiente.

Já para quem busca uma textura mais crocante, existem os legumes fritos: berinjela, pimentão e abobrinha são os mais consumidos, acompanhados de tomate ou molho de iogurte.

Mas, se o paladar pede por mais recheio, tem os “Dolma”, termo genérico para vegetais recheados, sendo um derivado do verbo “doldurmak” (preencher). Existem duas categorias de Dolmas: aqueles com uma mistura de carne, e aquelas com uma mistura de arroz. Este último, é preparado em azeite e apreciados em temperatura ambiente.

Já o de carne é considerado um prato principal, e tem como acompanhamento o molho de iogurte. Qualquer vegetal que possa ser preenchido ou envolvido em torno dessas misturas pode ser usado como um Dolma, o que inclui: abobrinha, berinjela, tomate, repolho e folhas de uva. No entanto, o pimentão verde com o recheio de arroz é o “rei” dos Dolmas. Um banquete turco real para os olhos e ao paladar.

Além de todas as delicias já citadas acima, existem numerosos pratos preparados com carne e vegetais, que apresentam receitas únicas. Se falarmos só dos legumes, a berinjela tem um lugar de destaque na culinária turca.

 

PUBLICIDADE