Início Sem categoria MTur fecha parceria para modernizar ações de regionalização do turismo

MTur fecha parceria para modernizar ações de regionalização do turismo

COMPARTILHAR

Programa dá maior capilaridade aos projetos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Crédito: MTur

As ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo, promovidas pelo Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo, serão atualizadas em 2021. Por meio de um acordo celebrado entre a Pasta e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa contará com novas medidas que terão o objetivo de fortalecer a atuação da rede de interlocutores do PRT no Brasil. A expectativa é de que as mudanças deem mais eficácia e um novo alinhamento com foco no ordenamento territorial direcionado à atividade turística dos municípios e de suas respectivas regiões turísticas.

Para o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, além da eficácia, a ideia é que as novas ações promovam uma maior agilidade no desenvolvimento de medidas que irão ajudar o turismo brasileiro neste momento de pandemia. “Nossa intenção é promover o avanço e a transformação efetiva da regionalização numa política pública de sucesso, com foco na disseminação do conhecimento, em iniciativas produtivas e descentralização efetiva da gestão do turismo e de dinamicidade do setor”, disse.

Atualmente, a rede do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) conta com mais de 3 mil interlocutores em todo o país. São representantes de órgãos e colegiados de turismo municipais, regionais e estaduais, além de representantes da iniciativa privada, das instituições de ensino e do terceiro setor. Juntos, eles trabalham o desenvolvimento regional, o Mapa Brasileiro do Turismo que passará por atualização neste ano e contempla os municípios que integram as regiões turísticas definidas pelos estados para fortalecer a atividade e o desenvolvimento regional.

A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, destacou a necessidade do aprimoramento das ações levadas aos atrativos. “É importante passarmos por atualizações, pois o nosso setor está sempre em constante mudança e precisamos preparar os nossos destinos para o novo. Contamos com a ajuda do PRT para semear as políticas do MTur de forma transversal”, declarou.

ENCONTROS – Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo se reuniu com representantes do PRT de todas as regiões do país. O objetivo do encontro foi esclarecer aos gestores sobre a integração entre os programas da secretaria e o funcionamento do Programa e Regionalização do Turismo, devido à recente posse dos prefeitos eleitos em 2020.

PRT+INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. É uma série de encontros que busca aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional.

Nos encontros do PRT, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas de todo o país.