A alimentação saudável será o incentivo para promover os destinos turísticos durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A ação foi firmada nesta semana com o acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa irá priorizar ações de produção associada ao turismo que contemplem a valorização da gastronomia regional e a agricultura familiar.
A ação será no Rio de Janeiro durante a Campanha Brasil Saudável e Sustentável, na qual serão fortalecidas práticas em andamento como o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e as compras públicas da merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Também serão realizadas ações de educação e promoção da alimentação saudável e sustentável com foco em consumidores e empresários do segmento da alimentação que frequentam as feiras orgânicas da cidade, além de uma atuação direta nas escolas municipais. Serão instaladas cinco Praças Brasil Saudável e Sustentável para a venda direta de produtos da agricultura familiar em pontos da cidade: Praça São Perpétuo, Jardim Botânico, Largo do Machado, Saens Peña e Praça XV.