PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Mágico e envolvente: Esse foi o meu post no blog da Claudia Matarazzo


O Natal pode ser considerado um dos dias mais esperados do calendário. A data, toda dedicada para celebrar a união familiar e entre amigos, é aguardada com muito carinho, especialmente por quem quer viajar e aproveitar a festa em cenários que fazem o turista se sentir em um filme de final de ano.
Alguns países capricham na decoração e na comemoração, conquistando turistas, encantando crianças e fazendo adultos voltarem à infância. Conheçam quais são as cidades que se enchem de magia para garantir a melhor noite natalina para cada um dos participantes.

Alemanha

As festas natalinas que acontecem na Alemanha têm os Mercados de Natal como importantes aliados para aumentar o charme irresistível que toma conta das ruas nesta época do ano. Estes lugares contam com barracas gastronômicas, com doces e as principais guloseimas típicas do natal, lojas recheadas de brinquedos, muitas luzes e decoração carinhosamente elaborada para transmitir o espírito natalino. Em Berlim, 60 Weihnachtsmarkt (mercado de natal em português) arrancam suspiros e despertam diferentes emoções nos visitantes.

A menos de 500 km da capital alemã, fica outro destino interessante para se deixar levar pela magia do natal. A cidade de Nuremberg abriga o maior Mercado de Natal da Alemanha. O Christkindlesmarkt surgiu ainda na Idade Média, o que lhe confere um clima todo especial, transportando o turista ao passado enfeitado com luzes e cores.

Em qualquer um destes mercados, seja em Berlim, seja em Nuremberg, é impossível não se render aos cheiros que saem das barracas, onde são produzidos biscoitos de gengibre e bolos de fruta, receitas tradicionais do natal alemão.

Estados Unidos

É muito provável que o natal norte americano seja um dos mais conhecidos do mundo, graças aos filmes que tomam conta das telinhas durante o final de ano. Com essa divulgação cinematográfica, o que não falta no mundo é gente interessada em viver a experiência natalina que só os Estados Unidos podem proporcionar.

Em Nova Iorque, anualmente acontece a cena natalina mais conhecida no mundo: a iluminação da árvore do Rockefeller Center. Milhares de pessoas se reúnem diante da árvore, para ver de perto as luzes se acendendo. Durante todo o mês de dezembro, o lugar se transforma em um palco a céu aberto, onde inúmeras atrações animam ainda mais o natal. O clima natalino toma conta de diversos outros lugares de Nova Iorque, como Central Park, Empire State e Bryant Park.

Outra cidade responsável por agraciar a viagem de pessoas que decidem visitá-la no final de ano é Santa Claus. Claus é o nome do Papai Noel, o que já resume bem as maravilhas ali encontradas. Na “cidade natalina da América”, acontecem festas ao longo de três finais de semana em dezembro, com direito à música típica, degustação de chocolates.

Finlândia

Todo mundo sabe que o Papai Noel vive no Polo Norte. E a Finlândia, país cortada pelo Círculo Ártico é o lugar mais original para a casa do bom velhinho. Não à toa, em Lapônia, fica a Vila de Santa Claus, onde o Papai Noel vive com sua esposa e renas. Os parques temáticos da cidade recriam fielmente os cenários natalinos que mexem com o imaginário de crianças e adultos, encantando a todos. A grande atração da visita é conversar pessoalmente com o Papai Noel.

Suíça

O natal na Suíça tem um gostinho todo especial: os famosos chocolates e doces suíços que, nesta época do ano, ganham cores e formatos diferenciados. Não bastassem as guloseimas, a paisagem de inverno emoldurada pelos Alpes é encantadora, mesmo durante o dia. Os principais destinos do país, durante as festividades natalinas, são Zurique, Basileia e Genebra.

Para quem quer visitar um dos Mercados de Natal mais bonitos e charmosos do mundo, a dica é visitar Montreux, onde fica o Marché de Noël. Lá, o cenário lembra um mundo de brinquedos e a vontade de levar tudo para casa é inevitável.

Áustria

A Áustria é bonita durante o ano todo e o natal só serve para deixá-la ainda mais irresistível. Para saber do que estamos falando, basta um olhar para as noites iluminadas e decoradas de Viena, capital do país.

Com um toque inteiramente interativo, seus bairros são decorados com velas que brilham nas janelas das casas, enquanto no centro o próprio turista pode controlar as luzes. Com uma mensagem de texto enviada pelo celular, as luzes dos flocos de neve dançantes se acendem e se apagam, respeitando as ordens do visitante. A brincadeira, além de divertida, é beneficente – cada SMS enviado se transforma em doação para uma importante ONG do país.

PUBLICIDADE