PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Marrocos no conselho executivo da Organização Mundial de Turismo

Marrocos foi eleito para o conselho executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), entidade que pertence às Nações Unidas. A eleição decorreu ontem em Medellín, Colômbia, durante a 21ª Assembleia-Geral desta organização e permitirá a Marrocos ocupar por uma mandato de quatro anos um dos lugares atribuídos à região de África no seio do Conselho Executivo da OMT.

Um reconhecimento de Marrocos e uma consagração do seu papel na industria turística mundial que vem reforçar a vontade do país em posicionar-se como destino de marca e confirma o reconhecimento da comunidade internacional do compromisso de Marrocos no turismo através da sua Visão inovadora 2020, indicou em comunicado o Ministério do Turismo Marroquino.

A indústria turística ocupa um lugar de destaque na economia marroquina e representa uma alavanca incontornável para o desenvolvimento socioeconómico graças à sua importante contribuição na criação de riquezas e de valor, na promoção do emprego, ou ainda na redução da pobreza.

A eleição de Marrocos consolida a imagem do Reino e sua vocação enquanto país que trabalha para o reforço da cooperação triangular Sul-Sul e Norte-sul no âmbito de parcerias equilibradas e mútuas. O objectivo é estabelecer uma cooperação complementar entre os países do Sul e os países do Norte, nomeadamente através do intercâmbio de experiências e partilha de saberes no domínio turístico, zelando pelo respeito da identidade cultural, pelas necessidades reais e especificidades das diferentes populações.

Ainda segundo o comunicado do Ministério, Marrocos irá contribuir, em concertação com os países africanos no seio no conselho executivo, para os esforços empreendidos para defender os interesses do continente africano no seio da OMT, promover as potencialidades turísticas do Continente Africano, aproveitando todas as oportunidades de cooperação, em redor de projetos assentes na partilha de conhecimentos das empresas e instituições marroquinas já presentes no continente.

O Conselho executivo, órgão diretor da OMT, tem por principal missão de assegurar o

acompanhamento e realização das ações empreendidas pela OMT, fixar as orientações gerais, seguir a execução do programa bianual de trabalho e controlar o quadro orçamental.  As decisões, recomendações e propostas do Conselho executivo são submetidas a aprovação à Assembleia Geral para adopção.

O Conselho, composto por 30 membros elegidos pela Assembleia geral,  reúne-se pelo menos duas vezes por ano.

PUBLICIDADE