PUBLICIDADE

Mercado

Nova Iorque: A maça que domina o mundo


Não precisa de desculpas, é a cidade mais cosmopolita do mundo

The High Line

Umas das novidades da cidade é uma linha elevada de trem que foi transformada em parque linear no sudoeste de Manhattan. É mantido pela associação Amigos do high Line, fundada quando o local estava ameaçado de demolição. Sua ideia é semelhante a uma das propostas para a transformação do Minhocão, elevado na cidade de São Paulo.

Todos sabem, a cidade ocupa o primeiro lugar no ranking como a mais populosa dos Estados Unidos. São 170 idiomas falados na cidade, que é divida por cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island.

É difícil identificar o cidadão nova-iorquino. Hoje, porto-riquenhos, coreanos, chineses, sul-africanos, brasileiros, paquistaneses estão por trás do que se respira por ali. Portanto, ao comprar o bilhete de avião você já fez um bom negócio. Pagando para conhecer apenas uma cidade, você terá a oportunidade de visitar outras do mundo. Prepare-se para uma metrópole única e tenha certeza que, ao voltar, sua cabeça não será a mesma.

Margeada pelo rio Hudson, Manhattan corresponde à área mais rica de Nova York. É onde está localizado o centro financeiro, na famosa Wall Street, a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e das principais universidades: Nova York University (NYU) e a Universidade de Columbia. A ilha de Manhattan pode ser dividida em três partes: Uptown (tradução literal para “parte de cima da cidade”) possui no seu coração o Central Park. Ainda um pouco mais acima, a região é conhecida como “Way Uptown” (na tradução literal, “muito mais acima”) é onde estão bairros como o Harlem.

The High Line

O meio da cidade, Midtown, é a região em que se localiza o Rockefeller Center e bairros como Chelsea, Gramercy e Hell’s Kitchen. E a parte de baixo da cidade, Downtown, onde se localizam, na ponta da ilha, o Financial District, em que já se pode avistar a Estátua da Liberdade; a ponte do Brooklyn e também a área onde estão os idolatrados bairros Tribeca, Chinatown, Lower East Side, West e East Village e Soho.

O interessante em Nova York é que a paisagem nunca é a mesma. Por mais que se passe um tempo nela, você nunca se comporta da mesma forma. Sempre há algo de novo para visitar.

Nova York não recebe apenas um tipo de turista. Os roteiros para conhecer a cidade são infinitos e podem ser feitos até mesmo de forma temática, como conhecer, por exemplo, a cidade a partir de visitas a locações de grandes filmes rodados ali. Assim, como em qualquer lugar, o importante não é o número de dias rodados e, sim, como você os vivencia.

Vai jantar? Fique atendo ao horário!

Nova York é a metrópole onde se pode encontrar todo tipo de comida, para todos os gostos e bolsos. Para o turista que não tem o dia muito regrado nem mesmo para almoçar, é preciso ficar atento ao horário de funcionamento dos restaurantes. Se pintar uma fome cruel às cinco da tarde, pode ser que não encontre lugar para sentar.

Cuidado também com o que você entende como horário do jantar. Se sair do hotel depois das dez da noite, saiba que suas opções já estarão reduzidas. Em Nova York é costume jantar cedo. Por isso, não estranhe se às seis da tarde os restaurantes já estiverem cheios. O horário de pico, geralmente, é às oito da noite. Por curiosidade, experimente um muffin dos inúmeros carrinhos espalhados pelas principais avenidas centrais.

Nova York fervilha de opções de lazer. Há vários parques, incluindo o imperdível Central Park, museus incríveis (mais de 100!), como o de História Natural e o Metropolitan, inúmeros musicais na Broadway e ao redor, no chamado off-Broadway, festivais de música, teatros e o que mais você imaginar. A única parte triste disso é a impossibilidade de curtir tudo em uma única visita à cidade.

O Central Park

Central Park

Se pretende fazer turismo de consumo, você escolheu o destino certo. Nova York tem tudo para todos os gostos e carteiras. Grifes da moda dividem espaço com lojas de departamento. A cidade possui as melhores e mais caras lojas do mundo, além de ser uma criadora de tendência na moda. Há quem viaje de malas vazias para voltar com elas cheias. Dormans de tradicionais hotéis da cidade já estão familiarizados com o consumismo brasileiro.

Entre os muitos atrativos de uma visita à Nova York, seus museus merecem um destaque especial. Há museus para todos os gostos e idades, generalistas ou especializados, grande e pequenos, mundialmente famosos ou apenas conhecidos para os iniciados numa área específica.

O Bateaux New York é um barco restaurante

Suas enormes paredes de vidro proporcionam excelentes vistas para o horizonte de Manhattan em ambos os lados da ilha. O “Bateaux New York” parte do Pier 61, e primeiramente cruza o rio Hudson e depois o rio East. Você vai ver fantásticas vistas panorâmicas e locais famosos de Manhattan, incluindo a Estátua da Liberdade, o Empire State Building, a Ponte do Brooklyn e o novo World Trade Center.

Jantar no barco “Bateaux” é uma ótima ideia para uma noite especial e sofisticada em Nova York. Por favor, tenha em mente que existe um traje recomendado: camisa de colarinho para os homens (camisetas não são permitidas), casacos são recomendados. Para as mulheres – estilo (coquetel) para noite. Jeans escuro é permitido, mas não recomendado. Shorts, tênis e chinelos são proibidos. Crianças menores de 4 anos de idade não são permitidas no cruzeiro com jantar do “Bateaux New York”.

Bateaux New York

Bateaux New York

Atmosfera sofisticada, música e vista deslumbrante de Manhattan. Você será apresentado a um menu pré-definido onde pode escolher entre vários tipos de aperitivos, pratos principais e sobremesas. Há uma taxa extra para bebidas alcoólicas.

Os preços dos ingressos variam dependendo do dia da semana. Você também pode selecionar um bilhete com uma mesa garantida próxima a janela. Custa US$20 dólares a mais por pessoa.

Picnic legal

O Central Park é, junto a Times Square, a atração turística gratuita mais legal de Nova York na minha opinião. Localizado no coração de Manhattan, seus 341 hectares de área verde criam um contraste indescritível com os arranha-céus da ilha.

Este é um dos mais belos parques públicos do mundo, atraindo mais de 25 milhões de pessoas todos os anos. Vários dos seus cantinhos são cenários de filmes conhecidos como Hair, One Fine Day, Escrito nas Estrelas, Encantada e Esqueceram de Mim 2 e mais recentemente Smurfs.

Ainda que você reserve um dia inteiro para passear pelo parque, provavelmente não o percorrerá por inteiro. Uma opção é visitá-lo em dias diferentes “casando” a programação com outras atividades que estão ao seu redor, como o Museu de História Natural, o MET ou mesmo ao final de uma caminhada pela 5ª avenida.

MET

Museu de História Natural, o MET

Fazer um piquenique sentado à grama é praticamente obrigatório. O Sheep Meadow é a área mais concorrida para este fim. Aos finais de semana, principalmente no verão, o parque fica lotado e além daqueles relaxando, tomando sol e desfrutando deliciosos sanduíches é possível ver pessoas jogando freesbie, praticando futebol americano e outros esportes. O clima desta parte do parque é realmente muito gostoso!

Eu indico… se não quiser ter trabalho, antes de chegar no parque, de um entradinha no subsolo do The Plaza Hotel ( 768 5th Ave) , e compre algumas das muitas delicias que vai consumir no picnic!

Chelsea Market

A região do Chelsea é famosa por suas galerias de arte, bares e restaurantes badalados e ótima vida noturna. É uma das poucas regiões em Manhattan onde arranha céus, conjuntos habitacionais e novos prédios com fachadas modernas podem ser vistos em um só lugar.

Entre as diversas atrações da região, o charmoso Chelsea Market é a que mais chama atenção dos turistas. Inaugurado em 1997, lá funcionava a antiga fábrica da Nabisco, onde a bolacha Oreo foi inventada e produzida.
Lugar super charmoso e unique, a decoração é ao mesmo tempo moderna e rústica. Com diversidade grande de lanchonetes, padarias e restaurantes, os visitantes encontram comidas variadas como frutos do mar, produtos italianos, mexicanos, tailandeses e vietnamitas.

Chelsea Market

Chelsea Market

Além dos inúmeros lugares para matar a fome, o Mercado do Chelsea ainda abriga, lojas de roupas, mercado de especiarias, loja de bebidas, de chá, livraria, supermercado e flea market.

Com a construção do High Line em 2009, o Mercado tem recebido mais visitantes e, nos fins de semana, o complexo fica bastante movimentado. Endereço: 75 9th Ave (entre as 15th e 16th Street). Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 7h às 21h e Domingo: 8h às 20h

Serviço: TAM Viagens Santos
Agradecimento: Malas Rimowa

PUBLICIDADE