PUBLICIDADE

Região Sudeste


Os Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta segunda-feira (10) o início das obras de mais uma atração em Dubai. Desta vez, uma torre que deverá ser maior que o Burj Khalifa – o maior arranha-céu do mundo, inaugurado em 2010.

De acordo com o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, a torre deve ser o grande marco da região. “A nova torre estabelece um outro desafio na história da arquitetura humana – uma corrida que os Emirados Árabes merecem liderar”, afirmou.

A construção, que por enquanto deve ser batizada como “The Tower at Dubai Creek Harbour”, foi projetada pelo espanhol Santiago Calatrava – o mesmo que desenhou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A localização do empreendimento será em um bairro no centro da cidade, próximo à reserva de Ras Al-Khor e às margens do “creek”, o canal que é um dos símbolos da cidade. “Nós lutamos por novas façanhas. A torre será um novo coração para a cidade e um ponto de referência para o mundo. A humanidade não tem teto ou fronteiras que não nossa imaginação”, ressaltou o xeque.
Embora anunciada desde o início que a torre terá grandes dimensões, a altura e o valor investido não foram informados oficialmente até o momento. No entanto, a Emaar Properties, incorporadora que desenvolve a maior parte dos projetos de Dubai, afirmou que a obra seria um tanto maior que o Burj Khalifa, que tem 828 metros, e que custaria cerca de US$ 1 bilhão.
No projeto oficial, a torre deverá ter um formato delgado, semelhante a um minarete – torre de uma mesquita. Além disso, o empreendimento deverá conter um hotel, sacadas rotativas e mirantes com jardins temáticos, em diferentes níveis e semelhantes aos Jardins Suspensos da Babilônia, com vistas de 360 graus para a cidade.