É claro que nem todo mundo está a fim de passar as férias trabalhando, mas para quem tem o espírito mochileiro, candidatar-se para vagas que variam entre recepcionista e auxiliar de serviços gerais em hostels podem ser uma ótima economia, além de ser uma maneira de conhecer outros viajantes que estão na mesma situação.
Para facilitar a sua busca por hospedagem gratuita, o site e-konomista listou dez hostels e albergues que oferecem acomodação em troca de trabalho; confira:
1 – Auberge Bishop, no Canadá
Com permanência mínima de duas semanas, o turista que deseja se hospedar de graça em Montreal, no Canadá, tem a opção de trabalhar no Auberge Bishop com tarefas como limpeza do local, serviços de camareiro e recepcionista. Em troca, o hostel oferece estadia, café da manhã e uso livre da lavanderia. De acordo com o e-konomista, o hóspede trabalha em média 28 horas por semana e tem direito a um dia de folga. Para se candidatar é preciso ter conhecimento intermediário de francês e inglês. Para mais informações, clique aqui.
2 – Ith Big Bear Mountain Adverture Lodge, nos EUA
Se para você o que vale em uma viagem é vivenciar aventuras em contato com a natureza, esse hostel na Califórnia é a pedida certa. Para se hospedar gratuitamente no Big Bear Mountain Adventure Lodge, o viajante precisa se candidatar para as vagas de organização de guias turísticos, serviços de limpeza, cozinha e recepção. Em troca, o hostel oferece estadia, duas refeições e o uso da lavanderia. A carga horária do trabalho é de 25 horas por semana, com direito a um dia de folga. Para mais informações.
3 – Ô de Casa Hostel, em São Paulo
Um dos únicos hostels da capital paulista a aceitar hóspedes em troca de serviços, o Ô de Casa, na Vila Madalena, oferece um quarto compartilhado gratuitamente e uma refeição por dia para o viajante que quiser trabalhar nas áreas administrativa, recepção, cozinha, fotógrafia e até design. Para curtir a cidade, o hostel também oferece uma escala com três dias de folga por semana e 30 horas semanais de carga horária. Para mais informações.
4 – Piratas da Praia, no Recife
Com vagas para garçom, auxiliar de limpeza e de cozinheiro, recepcionista e até social media, o albergue Piratas da Praia, no Recife, oferece acomodação, café da manhã e lavanderia livre para os viajantes que quiserem trocar seus serviços por estadia por no mínimo duas semanas. O hóspede terá uma carga horária semanal média de 30 horas e direito a três dias de folgas. Para mais informações.
5 – Cosmo Elqui Stage, no Chile
Se você fala inglês e espanhol em nível intermediário e deseja explorar o litoral chileno sem ter de pagar por hospedagem, trabalhar no Cosmo Elqui em troca de estadia é uma boa opção. Além da acomodação, o hostel oferece também café da manhã e o uso da lavanderia para o viajante que trabalhar por lá por pelo menos duas semanas. A carga horária semanal é de 32 horas com direito a dois dias de folga. Para mais informações