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IATA prorroga prazo para exigência da segurança de dados do cartão de crédito

PCI-DSS foi tema de reunião mensal das associadas Abracorp, no contexto da adoção das melhores práticas de segurança em combate às fraudes

 

A direção brasileira da International Air Transporte (IATA) enviou carta ao presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Shwartzmann, datada de 29/03/17, onde anuncia a prorrogação do prazo para adoção do PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). Em vez de se esgotar em 1º de junho de 2017, conforme data-limite original, o prazo foi estendido até 1º de março de 2018. Objetivo da medida é minimizar as perdas anuais das companhias aéreas com fraudes, que chegam a U$ 1 bilhão, no mundo todo. Cabe lembrar que as agências de viagens também são vítimas dos fraudadores.

Diante da importância de tema, a reunião mensal da Abracorp, no dia 30/03, contou com a presença de Carlos Caetano, Associate Regional Director – Brazil, da PCI Security Standards Council. De forma objetiva e didática, fez breve exposição aos associados sobre a adoção do PCI-DSS, a origem do procedimento e alguns passos para as empresas alcançarem a conformidade determinada pela IATA, em âmbito global.

Trata-se de salvaguarda fundamenada em inteligência digital de inegável valor para as TMCs, mas que implica em investimento e elevação de custo. “Nossa expectativa é que a adoção do PCI reduza as perdas por fraude e se incorpore aos ativos das nossas associadas”, pondera Rubens Schwartzmann. O fato é que, a partir de 1º de março de 2018, agências de viagens no mundo inteiro só poderão transacionar serviços por meio de cartão de crédito se estiverem certificadas pelo PCI.

Não será mais permitido passar dados do cartão por telefone, e-mail, imagem por WhatsApp e similares, sob risco do estabelecimento ou do prestador de serviços sofrer multas e penalidades. As sanções são muito altas, chegando à suspensão total da empresa pela IATA.

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